Já estamos no quinto mês de 2015 e, apesar das previsões de que a crise no setor privado está aumentando a demanda por concursos públicos no país, o orçamento da união tem refreado a abertura de editais de seleções previstas para o ano, jogando um balde de água fria na euforia dos cursinhos preparatórios.

Em comparação ao ano passado, o número de vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão caiu drasticamente - 81% em relação ao mesmo período de 2014. Além disso, outros dois fatores estão dando dor de cabeça em quem aguarda pela abertura dos  cargos públicos: as manobras do governo para atingir a meta de superávit primário e o atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual, que aconteceu somente em março.

Com a crise já instaurada no poder público, muitos concursos aguardados desde 2014 começam a sofrer atraso, não somente passando a estimativa de edital para o segundo semestre, como também sofrendo cancelamento, a exemplo do que aconteceu com o BNDES. O concurso do INSS, um dos mais disputados do país, que na última edição contou com mais de 1 milhão de inscritos, recebeu atualização do MPOG informando que as previsões em torno do edital e do quantitativo de vagas e cargos a serem criados não têm data para serem divulgados.

Com os impactos orçamentários e fiscais modificando o cenário aguardado de concursos públicos para 2015, os candidatos começam a perder o ânimo e passam a ficar desmotivados frente às notícias não tão animadoras. Nesses momentos, então, é comum que surja o tédio, influenciando diretamente no ritmo de estudos e preparação dos concurseiros.

Especialistas, sobre esse momento, alertam que não é preciso rasgar os planos de estudos, uma vez que a realização dos concursos vai acontecer, porém apenas em períodos posteriores. Portanto, o candidato deve manter o foco e seguir o ritmo de estudos que vem tendo. No lugar de desmotivar ante as notícias de atrasos, o concurseiro deve encarar como uma oportunidade de se preparar ainda melhor, interpretando os atrasos como forma de aprofundar e consolidar os conhecimentos.

Para isso, um pouco de estratégia ajuda. Embora o cenário esteja complicado e desafiador, pensar em alternativas e soluções para encarar esses momentos auxiliará o candidato a não perder o ritmo e a motivação em seus estudos. Afinal, já houve outros períodos de crises no Brasil, assim como em outros países, seguidos de restauração da economia. São fases e, então, é fundamental ter um plano de como agir nesses momentos.

Confira dicas de atitudes a seguir para que o baixo aquecimento no mercado dos concursos não esfrie a rotina de estudos, causando desmotivação e perda de foco:

Pense no futuro

Se os problemas são atuais, eles tendem a não ser permanentes. Mantenha seu foco no que "está por vir", isto é, aposte na previsão dos concursos a serem lançados e continue os estudos, como se o edital estivesse a um passo de ser aberto. Assim, quando as seleções realmente virem a ser divulgadas, você já estará à frente de muitos candidatos, com os conhecimentos estruturados e garantidos.

Mantenha a calma

Quando o nervosismo se instala, nosso cérebro acaba por não funcionar direito, piorando a qualidade da disposição e do preparo. Desequilíbrios acometem diversas partes do nosso corpo, acarretando não somente em emoções prejudiciais, como também em problemas físicos, como doenças, mal estar, incômodos, dores, etc.

Cuide da saúde

Quanto mais equilibrada a pessoa estiver, mais será proveitoso o seu rendimento em diversas atividades e questões do dia a dia. Assim, não somente a disposição para os estudos estará sempre garantida, como também outros compromissos que o candidato assumir enquanto aguarda os concursos que deseja concorrer. Falta de sono, estresse, sedentarismo e má alimentação diminuem a qualidade de vida como um todo, além de que a produtividade cai e o índice de doenças sobe.

Veja também: A importância de cuidar da saúde para os estudos

Seja mais produtivo

O concurso pelo qual espera foi adiado? Para não perder os estudos realizados até o momento e para não perder o ritmo, use e abuse da criatividade! Encontre maneiras de aproveitar o seu tempo em prol do seu conhecimento. Faça cursos, leia mais, pratique muitas questões de concursos anteriores. O tempo, para quem está disposto a investir nele, será um grande aliado no preparo do candidato em relação aos concorrentes.

Prepare-se para as provas de redação dos concursos públicos

Faça outras seleções

Se o concurso dos seus sonhos foi adiado ou cancelado, há outros processos seletivos tão bons quanto acontecendo em todo o Brasil. Prestando outras seleções enquanto aguarda o concurso há tempos aguardado, pode ser vantajoso quanto à experiência a ser adquirida e, até mesmo, à chance de descobrir uma boa vaga que poderá se enquadrar melhor em seus objetivos e que, se não fosse a espera, nunca teria prestado a atenção nela. A vida é feita de oportunidades.

Para não ficar por fora do que acontece diariamente no mundo dos concursos, acompanhe nossa guia de concursos abertos e siga as notícias sobre todos os certames em andamento pelo país.