Se você quer começar a estudar para concursos, saiba que conhecer alguns termos são de grande valia para iniciar a jornada. Grande é a expectativa para a prova desejada. Diante de algo tão esperado é necessário tomar medidas preventivas para que situações indesejáveis não aconteçam. É certo que não podemos controlar o futuro, mas podemos planejá-lo.

Diante disso falarei de alguns itens que te ajudarão a estar mais tranquilo e preparado para iniciar a caminhada no "mundo dos concursos". Talvez você já esteja acostumado com a "vida concurseira" e saiba elas de cor e salteado, mas para outros esse artigo pode ser importante. Vejamos:

  • Inscrição: Fique atendo quando for fazer a inscrição para o concurso, pois alguns dão a opção do local de prova para o candidato, isso facilita sua locomoção e diminui os gastos. Preste atenção para marcar o local mais próximo de você. Se precisar de alguma adaptação você também deverá sinalizar na sua inscrição, como: Cadeira adaptada, adaptações para determinadas deficiências caso haja a necessidade. Confira se preencheu seus dados corretamente e atenção para não perder o prazo de pagamento e se você tiver isenção deverá enviar os documentos necessários também dentro do prazo descrito no edital.
  • Edital: É fundamental que você tenha lido o edital - o manual do concurso - e saiba quais os documentos necessários que precisará levar no dia da prova, bem como, quais são as regras, cor da caneta e outras coisas para levar no dia. As regras sobre lanche e garrafas também estarão contidas no edital, lá você saberá o que poderá e o que não poderá fazer.
  • Cartão de Confirmação: Próximo à data da prova o candidato deve imprimir o seu Cartão de Confirmação que trará todos os dados necessários como data, local e horário da prova. É muito importante estar atendo e coletar informações sobre o local com antecedência para evitar atrasos o que culminará na perda da prova. Para isso é necessário pensar nos contratempos que podem acontecer, como o trânsito, congestionamento, errar o caminho, problemas técnicos com o meio de transporte. Calcule o tempo para que você chegue ao local de prova com antecedência, isso te deixará tranquilo e calmo para realizar a prova. Agora imagine seu estado emocional se você chegar na "correria", fazer a prova tenso, ansioso e nervoso. Com certeza tais emoções irão atrapalhar o seu desempenho.
  • Dias anteriores à prova: Quando estiver próximo do dia da prova separe um momento apenas para reler algum resumo que julgar ser mais importante. O ideal é que o conteúdo já tinha sido estudo e que você separe os dois dias antes da prova para descansar, dormir bem e se locomover caso seja necessário.
  • Saúde: Não se exponha a situações que possam te causar algum problema, como: comidas que podem não "cair bem" e ingerir álcool. Dê atenção a sua imunidade para que você não abuse e acabe adquirindo um mal-estar que te impeça de fazer a prova.
  • Tempo de prova: A boa administração do tempo da prova é fundamental para um desempenho eficaz. Você precisará ser ágil para responder todas as questões da melhor forma possível e dentro do tempo proposto. Algumas provas contêm questões escritas e redação, você precisará equilibrar e julgar o que será melhor: Fazer a parte escrita antes, porém sem se esquecer de que ainda terão as questões objetivas para responder, ou seja, você não vai ter "todo o tempo do mundo" para ficar pensando no que irá escrever. Ou deixar a escrita para depois da marcação das provas objetivas, mas você pode já estar um pouco com a hora "apertada" e escrever o que vier na cabeça. Assim, pense nisso antes do dia da prova e trace a sua estratégia com cautela.
  • Pausas: Se você se sentir tenso em algum momento da prova simples alongamentos podem ajudar a aliviar as tensões. Não serão movimentos exagerados para não atrapalhar as outras pessoas, mas você pode fechar os olhos por alguns segundos, respirar fundo, fechar e abrir um pouco as mãos, girar os pulsos e se ajeitar a coluna. Se precisar ir ao banheiro, vá e espaireça uns minutos.
  • Marcação no Cartão de Respostas: Tenha atenção total quando for marcar as respostas no campo definitivo, pois uma vez marcada a resposta à caneta, não há como corrigir e se houver rasura sua resposta já será perdida. Marque o Cartão Resposta ao final, todas de uma vez, cuidando para não alterar a ordem das questões, porque se você marcar uma por uma isso isso demandará mais tempo. Quando terminar de marcar, ainda confira se não se esqueceu de nenhuma.
  • Correção da prova: Esteja atento quanto à liberação do gabarito, corrija a sua prova o quanto antes, dessa forma você saberá quais serão os próximos passos a seguir evitando perder os prazos para recursos que porventura poderão ser interpostos.
  • Recurso: Essa opção é dada aos candidatos caso eles não concordem com alguma questão ou mesmo quando há nela algum erro. Para que tal recurso seja efetuado haverá no site informações sobre como o candidato deverá executar tal ação. Mas atenção, esta possibilidade possui prazo, você não poderá realizá-la quando quiser.

Existem outras dicas que o candidato precisa seguir, selecionei essas 10 porque julgo serem umas das mais importantes. Todas elas te auxiliarão a estar mais bem preparado para a execução da prova e com o tempo se tornarão automáticas. Boa preparação e boa prova!