Existem aqueles momentos em que você está fazendo a prova, lembra ter estudado aquele tópico e  não se recorda de forma nenhuma a resposta correta. Este artigo não substitui os estudos em hipótese alguma, mas pode auxiliar os concurseiros nas horas mais difíceis da prova. Isso porque dificilmente você será aprovado e bem classificado em um concurso se não estudar e vencer todos os conteúdos que serão cobrados no certame. Contudo, há algumas dicas que podem aumentar as suas chances de acertar aquelas questões que você não lembra ou realmente não sabe a alternativa correta. 

Claro que cada concurso é um concurso. Há questões da banca CESPE, por exemplo, que cada questão errada anula uma questão certa, sendo nesse caso mais difícil de "chutar" a resposta, tendo o risco de perder pontos. Porém, na maioria dos concursos a resposta errada não anula uma resposta certa. Desta forma, as vezes vale mais a pena chutar alguma alternativa e ter alguma chance de acertar a questão ao invés de deixar a alternativa em branco e não ter sequer a oportunidade de pontuar aquela questão que não se sabe ou não se recorda o conteúdo estudado.

Primeiramente, você já deve ter ouvido falar que depois de marcar uma questão não se deve alterar a resposta porque, na maioria das vezes, você desmarca a resposta correta e troca sua resposta para uma alternativa errada.

Agora, se você não souber mesmo a resposta e não tiver marcado nenhuma alternativa é possível utilizar algumas técnicas de chute que iremos mostrar neste artigo:

  • A alternativa "A";
  • Cuidado nas "certezas";
  • Itens muito longos;
  • Conteúdo fora do edital;
  • Alternativas semelhantes

Alternativa A

A alternativa A costuma ser a primeira alternativa lida pelos candidatos. Desta forma, a banca examinadora costuma colocar alguns pegadinhas ou até mesmo respostas corretas com algum conteúdo no final da frase que torne a questão incorreta para que os mais desatentos marquem a alternativa errada. Desta forma, tome mais cuidado ao marcar a alternativa A e se for chutar a alternativa, veja bem o que é afirmado ao final dela pois, muitas vezes, a parte final da alternativa acaba contradizendo ou afirmando de forma errônea algum ponto que acaba por tornar a questão incorreta.

Cuidados nos "sempre", "todas as vezes", "jamais" e "somente"

Estas palavras e os demais sinônimos que restrinjam ou ampliem indefinidamente os conceitos ou enunciados sempre devem ser vistos com atenção. As bancas organizadoras em algumas questões de direito ou legislação adoram inserir estas palavras para que, ao final, a alternativa que tenha uma cópia quase que literal da lei torne-se incorreta devido a estes termos empregados. Principalmente nas questões que envolvem alguma matéria jurídica, por ser uma ciência social e não uma ciência exata, na maioria das vezes há exceções às regras gerais, desta forma, ao responder questões de matérias jurídicas evite marcar alternativas que contenham as palavras sempre, todas as vezes, jamais, entre outros sinônimos.

Respostas muito longas

As respostas muito longas, na maioria das vezes, acabam trazendo mais informações a uma única alternativa. Desta forma, a possibilidade de haver um trecho incorreto nas alternativas mais longas acaba sendo maior. Diante isso, ao chutar vale a pena escolher as alternativas com menos informações. Por exemplo, uma alternativa que traga uma única afirmação tem menor probabilidade de estar incorreta em comparação a uma alternativa que traga três ou quatro afirmações.

Alternativas com conteúdos jamais estudados

Se você estudou e se preparou para o seu concurso e ao realizar a prova se depara com alternativas jamais estudadas e conceitos jamais vistos anteriormente, evite marcar como alternativa correta tais afirmações. Isso porque, dificilmente, a resposta tende a estar correta. Em muitos concursos, principalmente em concursos de nível médio, a banca organizadora costuma criar conceitos, teses ou até mesmo contextos jamais estudados, o que torna claro que a alternativa pode estar incorreta. Desta forma, ao chutar prefira alternativas que contem com conceitos estudados em relação a conceitos jamais estudados.

Alternativas com itens que aparecem em várias respostas

Outra forma de chutar com uma maior probabilidade de acerto é escolher a alternativa que contém as palavras ou trechos que mais aparecem em outras alternativas. Por exemplo:

a) fruta e vegetal

b) fruta e fruta

c) fruta e verdura

d) animal e verdura

e) verdura e animal

Assim, como as palavras fruta e verdura são as que mais vezes aparecem nas alternativas, a possibilidade dessa alternativa ser a correta é bem maior.

Alternativas semelhantes

Esta é uma dica que funciona principalmente para questões de matemática e raciocínio lógico. Por exemplo:

a) 19,7

b) 17,2

c) 17,4

d) 13,2

e) 23,4

Desta forma, é mais provável que a alternativa correta seja a alternativa B ou C, tendo em vista que apresentam uma maior semelhança em relação as demais questões.

Alternativas opostas

Outra técnica de chute muito utilizada por alguns concurseiros é a utilização de alternativas opostas. Por exemplo:

a) judicial

b) legal

c) jurisprudencial

d) inconstitucional

e) constitucional

Assim, é mais provável que a alternativa correta seja a alternativa D ou E tendo em vista tratar de alternativas opostas, sendo o caso em que uma elimina a outra obrigatoriamente.

Desta forma, vale reforçar que nenhuma técnica de chutar substitui o estudo e a adequada preparação para o seu concurso, contudo, quando não houver mais outras alternativas, as técnicas de chute apresentadas podem aumentar as suas chances de pontuar nas questões em que você não lembra ou não conseguiu estudar previamente. Resumindo: chute somente em último caso!