A dúvida, ou melhor, o medo maior de quem pretende começar os estudos para concursos é a demora para que a tão sonhada aprovação e nomeação chegue. Aí surge a ansiedade, o medo, a vontade de deixar tudo de lado e seguir outro rumo.

A principal questão nisso tudo é: quanto tempo leva para passar em um concurso? Será que existe alguma forma de se obter a aprovação de forma mais rápida? A resposta é...SIM! Não há fórmula mágica ou uma poção milagrosa, obviamente. Porém, podemos dar algumas dicas valiosas para que a sua aprovação chegue de forma mais rápida.

Você já deve ter percebido que o processo de estudar e se preparar para concursos é na maioria das vezes um projeto de médio a longo prazo, a depender da carreira escolhida. Para todo projeto há um prazo, ou seja, não dura para sempre. Isso quer dizer que você não vai ficar estudando para o resto da sua vida, mas precisa ter paciência e foco.

Da preparação ao tempo de aprovação depende de vários fatores, dentre eles:

  • Nível de preparação: quanto de conteúdo já foi absorvido, questões que já foram resolvidas, provas que já foram feitas. Ou seja, em qual grau de preparação você está? Não adianta querer fazer uma prova se deixou de estudar várias matérias do edital.
  • Grau de dificuldade dos concursos: existem aqueles concursos fáceis, médios e difíceis. Qual deles você está fazendo? As provas possuem muitas etapas, muitas questões, discursivas e redação? Claro que o grau de preparação em que você se encontra vai influenciar diretamente, mas sabemos que há aqueles que demandam mais tempo e mais conteúdo para estudar. 
  • Qual a sua facilidade em aprender: O ponto dessa questão é saber quais disciplinas ou assuntos você leva mais e menos tempo para aprender. Todos têm suas dificuldades e facilidades. Pode ser que leve mais tempo estudando matemática para aprender de fato o conteúdo, ao mesmo tempo em que aprenda rapidamente algum assunto de português. Nesse caso, de modo geral, qual é a sua facilidade em aprender as disciplinas?
  • Quanto tempo você tem disponível para estudar: Se você trabalha, é obvio que terá menos tempo de estudo. Se faz faculdade ou outro curso, tem menos tempo ainda. É preciso saber ao certo quanto tempo você pode dispor do seu dia para estudar.
  • Data do concurso: Essa é outra questão importante. Você está estudando após os editais ou com antecedência? Há concursos que saem e no mesmo dia abrem inscrições com provas já no próximo mês. Isso pode gerar aquela confusão e estresse para "fechar" o conteúdo do edital se você não iniciou os estudos de forma antecipada.
  • Metas e objetivos que estão ao alcance: Antes de mais nada, sabemos que você é capaz de muita coisa. A pergunta seria se você está estipulando metas e objetivos que são alcançáveis dentro das suas limitações atuais. Por exemplo: não posso dizer que serei aprovado em primeiro lugar no concurso do Senado sendo que ainda não estudei nem a metade da matéria. É óbvio que esse objetivo no momento é inalcançável para mim, concorda? É mais ou menos essa a linha de raciocínio. Dentro das suas atuais circunstâncias, suas metas e objetivos estão ao seu alcance?

Além dessas perguntas que você deve fazer a si mesmo, existem aqueles pormenores que podem atrapalhar o seu processo de preparação, como: ansiedade, pressão que as pessoas colocam sobre você, escolha de materiais de baixa qualidade, etc. Essas variáveis precisam ser controladas para que não afetem de forma significativa a sua preparação.

Por isso, a decisão de começar a estudar para concursos até o dia da prova faz parte de todo um processo que pode levar certo tempo e essa espera pode gerar uma certa ansiedade e estresse. Entretanto, não precisa se preocupar, pois vamos apontar algumas dicas de como você pode acelerar o seu processo de aprovação e qual o tempo aproximado pode levar até ser finalmente aprovado em um concurso.

1. Esteja com o conteúdo em dia

Pare de deixar de estudar certas matérias que caem no edital por achar insignificante ou difícil demais pra assimilar. O processo de aprendizado é contínuo e pode levar certo tempo, dependendo da sua dificuldade em aprender. Por isso, estude o que precisa estudar, faça seus resumos e revise a matéria. Não "descarte" nenhum conteúdo do edital, pois normalmente é aquele esquecido que será cobrado na prova.

Como montar um plano de estudo para concursos

2. Faça o cronograma aliado com um "prazo-meta"

Produzir um cronograma com um "prazo-meta" faz com que você saiba quando iniciar e quando terminar as tarefas. Por exemplo: O meu edital esquematizado que fiz lá na minha planilha mostra que para fechar o conteúdo de Português eu vou precisar de umas 60h ou 30 dias de estudos (só um exemplo, pode ser mais ou menos). Fazendo isso com todas as disciplinas, você pode prever quando vai terminar de estudar e revisar o conteúdo até o dia da prova.

3. Organize tudo

Organizar tudo consiste em ter um cronograma de estudos, os materiais para estudar, seu local físico de estudos, seu tempo, sua vida social... Resumindo: mantenha a sua vida organizada. Estipule tempo, prazo e metas para todas as suas atividades. O que puder deixar adiantado, deixe! Saiba que imprevistos podem surgir e desses imprevistos você pode acabar perdendo tempo e se perdendo no meio do caminho.

4. Pare de ser ansioso

Pare de se flagelar pensando em quanto tempo leva para passar no concurso e se preocupe em estudar para passar. Não é uma coisa para agora, leva tempo. Pode ser que seja aprovado no primeiro ou segundo concurso que fizer, pode ser que leve 2 anos ou mais. Isso depende também de quantas provas você faz por ano e como está o seu nível de preparação e que tipo de carreira escolheu para se dedicar.

Ansiedade pode prejudicar rendimento em concursos

A questão é que você pode prever quando ou qual concurso tem mais chances de passar depois de analisar e fazer tudo isso que foi dito acima.

Concursos de prefeitura (dependendo da cidade) tendem a ter um nível de exigência e concorrência bem menor que os concursos de nível federal, estadual e nacional. Por isso, se você estiver com um nível avançado de estudos, é provável que passe de primeira. Se estiver com um nível intermediário de estudos, pode ser que fique entre os 20 primeiros colocados. Claro que depende da cidade. Capitais e regiões metropolitanas tendem a ter uma concorrência e exigência bem maior que uma cidade mais pro interior do estado. Por isso é importante analisar tudo! O tempo de aprovação pode variar, nesses casos, de 6 meses a 2 anos de estudos. Um concurso com nível elevado de concorrência e exigência pode levar de 2 a 5 anos de preparação, já que esses concursos não abrem com frequência e lançam poucas vagas no edital. Isso é apenas uma projeção. Pode ser mais ou menos tempo, mas é o que contam outros concurseiros que já foram aprovados em concurso. 

Com isso, esperamos que esse artigo tenha ajudado de alguma forma no seu processo de preparação. Lembre-se de que você precisa ter foco e disciplina para atingir a aprovação.