Diferentemente de quem corre ou pratica atividades físicas, a semana pré-prova de concursos deve ser de treinamento e não de descanso. Se por um lado quem utiliza o corpo e diminui os ritmos e intensidades para uma competição, os concurseiros devem aumentar o ritmo e a intensidade de estudos para uma prova de concurso.

Ainda, há muitas matérias que você já viu, já fez questões e quando chega na hora da prova você simplesmente não lembra a resposta. Lembra as vezes até mesmo de ter estudado aquele tópico, o capítulo do livro que você estudou, a cor da caneta e a forma com que esquematizou a matéria mas não lembra a resposta. Para evitar que isso ocorra revise seu material e seus resumos antes da prova. Ainda, abra mão de alguns lazeres ou até mesmo de algumas obrigações para se preparar ainda melhor, só não vale a pena abrir mão das horas de sono.

Veja, de forma mais completa, todas as dicas para se preparar na semana pré-prova:

  • Estude!

Antes de mais nada estude, estude o máximo que você puder a cada dia que antecede a prova. Tente estudar mais do que você estuda normalmente e a cada dia que se passar tente estudar mais em relação ao dia anterior. Se alguém lhe aconselhou a não estudar e descansar, não escute essa pessoa! Antes de fazer uma prova, quem está realmente preparado, estudou, pelo menos uns 5, 6 meses ou 1 ano para a prova, então o que é uma semana a mais em relação a todo o seu tempo e os seus estudos anteriores? Não coloque fora todo o tempo que você se dedicou por causa de uma semana e por causa de preguiça ou qualquer outra coisa. Se você deseja descansar utilize o tempo que você terá após a prova para descansar. A uma semana da prova não há tempo para descansar e você não pode deixar de estudar em um sequer momento. Se você vai e volta para casa de ônibus, metro ou transporte coletivo utilize esse tempo de deslocamento para estudar. Se você tem 1 hora ou 1 hora e meia de almoço no horário de trabalho, também utilize parte desse período para estudar.  

Na semana da prova não há muita vantagem em estudar a matéria ainda não vista do Edital. Se ficar faltando algum conteúdo o pesquise em forma de resumo ou veja uma aula pré-prova no YouTube sobre aquele assunto. Mas a principal forma de estudar na semana pré-prova é revisando o conteúdo.

  • Revise

Como afirmamos, a revisão é a forma mais eficiente de estudar na semana anterior a prova. Revise todos os pontos estudados para se preparar ao máximo para a prova e conseguir o melhor desempenho com o que foi estudado. A pior coisa que existe é ver que a questão está cobrando o que você estudou e não lembrar na hora da prova a resposta correta para a questão. Para que isso não ocorra, revise pelo menos uma semana antes da prova todo o conteúdo estudado.

A melhor forma de revisão nesse momento é ler o material que você preparou (pode ser seu caderno, grifos no material, seus mapas mentais, flashcards, etc) e após a leitura realizar alguns exercícios sobre o tema que você leu. As quinze ou vinte primeiras questões você pode fazer se utilizando de seu resumo para acompanhar, após isso recomece a fazer as questões mas sem o auxílio de seu material de apoio, como se fossem um simulado. Mesmo que tenha errado algumas questões, não fique desanimado e lembre-se: melhor errar uma semana antes e acertar na prova a não revisar e errar diretamente na prova! Se você já tiver revisado todo seu conteúdo, todo o seu material estudado e realizado diversas questões da banca organizadora de seu concurso refaça provas anteriores até mesmo em forma de simulado. Utilize um ambiente diferente daquele que você costuma estudar diariamente, isso fará com que se sinta mais preparado para realizar a prova.

  • Se prepare e se concentre!

Se prepare para a prova em todos os aspectos possíveis. Antes de mais nada se prepare logisticamente: procure conhecer antes o local da sua prova, as entradas e vias principais e alternativas para chegar até o local. Veja quais meio de transporte costumam passar pelo local, procure conhecer o horário de funcionamento do transporte coletivo no dia da prova, se for de uber ou transporte próprio procure chegar antes para evitar transtornos de última hora. Ainda, alguns dias antes da prova, já separe as canetas de material transparente das cores pretas e azuis (conforme dispuser o edital) para levar para prova.

Outro ponto muito importante é a concentração. Procure se concentrar algumas horas ou dias antes da prova. Evite sair de noite as vésperas da prova, evite ingerir bebidas alcoólicas uma semana antes da prova e evite outras atividades ou lazeres que tirem o seu foco. Procure se concentrar para prova revisando, estudando e pensando nela. Lembre-se de que após a prova você poderá descansar, se distrair, fazer outras atividades que abriu mão para poder estudar. Desta forma, utilize o seu foco e o seu tempo exclusivamente para o concurso até a realização da prova.

  • Não altere o seu sono

Por último, outra dica importante é não alterar o seu tempo de sono. Não adianta estudar diversas horas por dia e não conseguir dormir o tempo suficiente para poder absorver bem o conteúdo estudado. Também não adianta dormir por horas e horas a ponto de não conseguir estudar, revisar.

Uma dica importante é, uma semana antes da prova tente estabelecer uma rotina a ponto de poder dormir o suficiente. Um dia antes da prova não durma muito mais cedo ou muito mais tarde, durma no mesmo horário pelo mesmo período que você costuma dormir ou que você se acostumou a dormir na última semana. Caso não consiga dormir o suficiente por causa de falta de tempo, ansiedade ou qualquer outro fator, uma dose de cafeína pode ser uma boa solução nesses últimos casos, mas lembre-se: nada substitui uma boa noite de sono! E caso você não consiga dormir o suficiente, não estará em condições de poder fazer o seu melhor e raciocinar de forma plena para realizar uma boa prova. Portanto, cuide-se em todos os aspectos!

Essas foram algumas dicas do que se pode fazer nos momentos antes da prova. Conte pra gente o que você costuma fazer nos dias e semanas anteriores a prova!