A banca Cebraspe (antiga Cespe) é uma das mais temidas organizadoras de concursos públicos em razão de ter um método mais "ousado" de avaliar os candidatos. Para quem não sabe, basicamete a banca aplica o método de questões certo/errado na avaliação.

O examinador lança um pequeno texto ou frase e pede para que o candidato julgue o conteúdo como verdadeiro ou falso. Algumas provas são feitas pelo método tradicional de múltipla escolha (a,b,c,d,e), mas o mais comum são questões do tipo certo e errado.

Parece uma forma simples e mais fácil, só marcar certo ou errado invés de analisar 4 ou 5 alternativas, mas aí vem a parte mais complicada: cada alternativa que o candidato erra, anula uma questão que ele acertou. Por exemplo: digamos que temos uma prova com 100 questões dentro desse sistema de avaliação. Nisso, o candidato acertou 50 questões e errou 50 questões. Não serão 50 pontos ganhos, e sim ZERO! Por essa razão o método é um tanto assustador para muitos concurseiros ainda.

Bom, agora a questão principal é: como então passar nas provas do Cebraspe? Vamos analisar nesse artigo o que deve ser feito para você conseguir a aprovação nos concursos promovidos pela banca.

Entenda a forma

Entenda como as questões são estruturadas ajuda bastante. É importante se familiarizar com a metodologia da banca resolvendo muitas questões de concursos anteriores. Realizar muitos simulados com questões da banca é fundamental, pois muitas delas são parecidas.

Caso sejam questões "certo/errado", lembre-se de que um erro anula um acerto, assim, caso tenha dúvida, não assinale nenhuma alternativa. Você já entenderá o porquê.

Estude o edital com muito cuidado, pois a maioria das provas são subdivididas por blocos e não há quantidade exata de questões para cada disciplina. Digamos que o bloco I seja composto por questões de língua portuguesa, matemática, informática e legislação e no total sejam 30 questões. Dessas 30 questões, pode ser que sejam distribuídas de forma igual, pode ser que haja mais questõões de português ou um questão de legislação apenas, por exemplo. Nesse caso, não deixe nenhuma matéria de lado, pois da mesma forma que há chance de cair apenas uma questão pode ser que caiam 10 daquela disciplina.

A melhor forma, além de estudar o conteúdo do edital, é fazer muitas questões, resolver as provas anteriores e entender quais assuntos são mais exigidos e como são cobrados em prova.

Cuidado ao chutar

Como já dissemos, uma resposta errada anula uma certa. Assim, evite chutar, pois isso pode custar vários pontos no final. Se souber a resposta com (quase) toda a certeza, marque sem medo. Agora, se não estiver seguro em marcar, não marque! Melhor deixar em branco - questões não assinaladas ou anuladas (marcadas nas duas alternativas) no cartão resposta, não somam nem diminuem pontos.

Caso ainda você marque incorretamente a alternativa no cartão resposta, você ainda poderá marcar a outra alternativa e anular a questão. Por exemplo: A questão nº 2 marquei como CORRETA, mas no momento de passar para o cartão de respostas acabei marcando a alternativa como ERRADA. Nesse caso marque as duas alternativas, assim a questão será anulada e você não perderá pontos.

Dentro desse assunto ainda, uma boa dica é dividir a prova em probabilidades, ou seja, o que você tem certeza, o que está em dúvida e o que não sabe de forma alguma. Isso vai ajudar a "chutar com consciência" e fazer um cálculo de quantos pontos poderá fazer e quantas poderá deixar em branco.

Compare questões x marcações


Numa prova com questões na modalidade Certo/Errado, é bem comum, mas NÂO regra, a banca ter um equilíbrio entre questões certas e erradas. Digamos que sua prova tenha 120 questões, cerca de 60 serão certas e as outras 60 erradas. As discrepâncias são bem baixas, sendo cerca de 5 a 10 para mais ou para menos. Nesse exemplo, pode acontecer de serem 62 certas e o restante erradas ou vice e versa.

O que você deve evitar é ter no seu cartão resposta 80 questões certas e 40 erradas ou vice versa. A banca tem um certo equilíbrio, então é recomendado comparar os gabaritos das provas anteriores para entender como funciona esse sistema.

Questões fáceis e menores veem primeiro


Deixe as questões mais longas pro fim da prova e realize as questões mais curtas e mais fáceis. No momento de abrir a prova sempre vem o nervosismo, a agitação e pode ser aí o ponto crucial que vai separar você dos outros candidatos. Os erros bobos acontecem nesse momento.

Abra a prova com calma, folheie, faça marcações de quantas questões cada disciplina possui e aí sim comece de fato a resolver as questões. Um dica bem interessante é começar a prova pelo conteúdo que tem mais familiaridade e de que mais gosta. Aquela sensação de nervosismo e de tensão vai diminuir bastante conforme você vai dando uma chance para a prova e vai se adaptando ao ambiente e a situação toda que está envolvido.

Recurso pós-prova


Uma dica de extrema importância é formular os recursos com muita cautela. Digamos que tenha marcado a questão como correta e a banca julgou como errada no gabarito preliminar. A questão é que você tem certeza de que aquela questão está correta e a banca não deveria ter julgado como incorreta.

Nesse caso você deve reunir as bibliografias que a banca mencionou no edital. Dentro de disciplinas de direito, administração e conteúdos voltados para as ciências humanas, que tenham doutrinas e entendimentos mais consolidados e comumente usados pela banca, pesquise a resposta dentro desses conteúdos para ter argumento e mais peso no momento de justificar a sua resposta. A resposta que você marcou como certa e a banca julgou como errada, formule o recurso a fim de pedir a MUDANÇA DE ALTERNATIVA. Nesse caso, peça para a banca considerar a questão como correta, conforme você havia marcado. Não peça para anular a questão, pois mesmo você ganhando pontos todos os candidatos ganharão pontos também. A alteração da alternativa faz com que aqueles que marcaram a questão como incorreta e acertaram, percam o ponto adquirido e outro acerto seja anulado, já que teriam basicamente errado a questão. Nisso, você ganhará um ponto a mais, fazendo com que você suba mais posições na classificação final.

Com essas dicas, com certeza você fará uma ótima prova e terá ótimos resultados. Não deixe de estudar, fazer muitas questões e simulados. Boa sorte!