Cresce a cada dia a quantidade de pessoas que almejam um cargo público e que entram no "mundo dos concursos". Isso ocorre por diversos fatores, como o alto número de pessoas desempregadas, a situação atual do mercado de trabalho, dificuldade de abrir o próprio negócio, entre outras diversas questões. Neste artigo iremos trazer 8 motivos para você tomar a decisão (ou não) de estudar também para concursos públicos.

  1. REMUNERAÇÃO

O salário é sem dúvida um dos pontos mais atrativos para a escolha de cargos e carreiras públicas. Todos sabemos que o serviço público costuma pagar remunerações muito maiores se comparados à iniciativa privada. Quem nunca trabalhou "pesado" e ao final do mês recebeu um salário bem baixo que mal conseguia se sustentar durante o mês ou que servia somente para pagar as contas geradas? Pois bem, diferente da iniciativa privada, a administração pública, na maioria das vezes, não precisa gerar lucro como uma empresa privada, para então pagar os salários dos seu colaboradores. Esta diferença permite que o setor público ofereça assim melhores remunerações aos seus funcionários se comparados a iniciativa privada que precisa acompanhar o mercado.

Ainda, para quem está iniciando sua vida profissional, o serviço público pode pagar salários que facilmente chegam a 2 ou 3 vezes mais daqueles oferecidos no mercado. Já para concursos de nível superior o salário inicial é compatível com o salário de profissionais com ampla experiência no mercado do ramo privado.

Ainda, podemos lembrar daqueles concursos de carreiras públicas de alto escalão, principalmente as que só existem no serviço público, como magistratura; procuradorias municipais, estaduais e federal; delegados policiais; promotores de justiça; etc, onde os proventos passam de R$ 20 mil.

  1. ESTABILIDADE

Além dos altos salários o serviço público oferece estabilidade no serviço e a garantia de que dificilmente o servidor perderá o seu emprego. Há poucas semanas houve uma mudança legislativa que regulamenta os casos de demissão de servidores públicos em decorrência de insuficiência de desempenho. De toda forma, após o período do estágio probatório, que compreende 3 anos de efetivo exercício da função ou cargo público, o servidor efetivo somente será demitido em casos de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa e contraditório ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Assim, o servidor estável terá a garantia que não será demitido por qualquer influência de cunho político ou qualquer fator externo. Na prática, além da garantia de não perder o emprego até a sua aposentadoria, a estabilidade gera ao servidor ótimas condições de financiamento para compra de casa, carros, e outros bens, a juros baixos.

  1. BENEFÍCIOS

Os benefícios, embora futuramente não componham a aposentadoria do servidor, quando em exercício, podem majorar consideravelmente os proventos. Tudo depende da carreira, mas quase todas as carreiras públicas oferecem benefícios consideráveis ao servidor. Se colocarmos na ponta do lápis, tais benefícios, ao final de um ano, acrescentam de 20% a 40% da remuneração do servidor. Esses benefícios variam de auxílio-alimentação ou/e refeição, auxílio-creche, plano de saúde e outros.

  1. AMBIENTE DE TRABALHO

O ambiente de trabalho no serviço público, por sua vez, costuma ser agradável. Isso porque os servidores públicos costumam ter bons equipamentos a sua disposição e contam com apoio interno dos outros servidores. Ainda, a grande maioria das repartições públicas conta com ambiente climatizado e equipamentos ergonômicos. Claro que há exceções, mas via de regra o ambiente de trabalho costuma ser acolhedor.

  1. PLANO DE CARREIRA

O plano de carreira dos servidores públicos por sua vez costuma ser bem atrativo também. Na maioria das carreiras federais, estaduais e até mesmo municipais há consideráveis ganhos salariais e progressões salariais entre classes. Ainda, a maioria dos servidores municipais ganham triênios, quinquênios ou derivados, o que torna os salários cada vez mais atrativos conforme se passam os anos de serviço público, sem falar nos reajustes anuais que acompanham a inflação.

  1. JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho dos servidores públicos costuma ser menor ou seguir rigorosamente a lei ou estatutos. Enquanto na iniciativa privada a carga horária costuma ser de 44 horas semanais o serviço público costuma exigir dos seus servidores uma carga horária máxima de 40 horas semanais. Ainda, há servidores municipais e estaduais em graus mais especializados (médicos, procuradores, professores) em que as cargas horárias variam de 20 a 30 horas semanais ou em regime de escala (para carreiras de segurança), com salários iniciais que costumam superar o valor pago pelo mercado.

  1. MUITAS VAGAS

Ainda, todos os dias há milhares de vagas disponíveis para diversos concursos que ocorrem nas mais variadas esferas e órgãos da Administração Pública direta e indireta. Na data de hoje, por exemplo, há 12.558 vagas imediatas em aberto e uma expectativa de 287.390 vagas para novos concursos previstos. No mais, o Ache Concurso traz diariamente notícias acerca de novos concursos abertos e concursos previstos.

  1. SÓ DEPENDE DE VOCÊ

Por fim e o mais importante: o ingresso no serviço público só DEPENDE DE VOCÊ e de mais ninguém! Diferentemente de alguns casos em que se conta com indicações ou com algum apadrinhamento, ser aprovado no sonhado concurso depende do seu esforço e da sua vontade em mudar de vida. Há aquela frase que diz assim: quem não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier. Portanto, estude e dê o seu melhor que a sua vaga um dia chegará!