O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia na próxima quarta-feira, 25, o depósito dos benefícios referentes a folha de pagamento do mês de maio. Ao todo, mais de 36 milhões de brasileiros receberão algum benefício previdenciário neste calendário que seguirá até 7 de junho.

Desse grupo, aproximadamente 31 milhões vão receber, além do benefício habitual, a segunda parcela do 13º do INSS. O pagamento do abono salarial foi antecipado neste ano e teve a primeira metade do benefício depositada no calendário de maio - veja datas aqui.

O abono anual é pago pelo INSS em duas parcelas para os segurados da previdência social que recebem aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio reclusão, auxílio acidente ou pensão por morte.

Segunda parcela do 13º terá desconto

A portaria que autoriza a antecipação do décimo terceiro salário do INSS prevê que a primeira parcela do abono salarial será correspondente a 50% (cinquenta por cento) sobre o valor do benefício devido no mês de abril.

Já a segunda parcela será correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada. Ainda, o depósito da segunda parcela do 13º deverá ser menor para o grupo de beneficiários que terão desconto do imposto de renda.

O INSS determina ainda que caso a concessão do benefício seja interrompida antes de 31 de dezembro de 2022 ou antes da data programada (para os benefícios temporários) o valor será proporcional e, portanto, o segurado terá que devolver a diferença.

Já os segurados que tiverem benefício concedido a partir de maio de 2022 receberão o abono anual em parcela única, juntamente com o benefício da competência do mês de novembro/2022.

Para saber o valor definitivo do 13º do INSS os segurados podem fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS. A plataforma, que pode ser acessada tanto pelo celular quanto pelo computador, permite a consulta aos extratos de pagamentos, agendar ou remarcar perícias médicas ou solicitar algum benefício previdenciário.

Calendário da segunda parcela começa no dia 25

Assim como no pagamento da primeira parte do abono anual, os aposentados irão receber a segunda parcela em calendários distintos de acordo com o valor do benefício do INSS. Para a maior parte - 24 milhões - que recebem um salário mínimo por mês o pagamento inicia a partir de 25 de maio.

O cronograma do 13º para esse grupo segue até 7 de junho, com liberação do benefício e do abono extra conforme o número final do NIS - sem contar o dígito verificador (número após o traço). Veja a tabela completa:

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe UM salário mínimo
Dígito final NIS 2ª parcela
1 25 de maio
2 26 de maio
3 27 de maio
4 30 de maio
5 31 de maio
6 01 de junho
7 02 de junho
8 03 de junho
9 06 de junho
0 07 de junho

Já na semana seguinte, a partir da quarta-feira de 1º de junho, é a vez dos aposentados e pensionistas que recebem benefício acima de um salário mínimo terem o pagamento creditado na conta. Para esse grupo de 12 milhões de segurados o INSS libera dois pagamentos por dia, finalizando os depósitos também no dia 7 de junho.

Calendário antecipação do 13º salário do INSS - Para quem recebe ACIMA de UM salário mínimo
Dígito final NIS 2ª parcela
1 e 6 01 de junho
2 e 7 02 de junho
3 e 8 03 de junho
4 e 9 06 de junho
5 e 0 07 de junho