Inicia nesta segunda-feira de 18 de outubro o pagamento da 7ª parcela do Auxílio Emergencial. O primeiro grupo a receber é do Bolsa Família. Este grupo é formado por 14 milhões de pessoas, mas somente 9 milhões recebem o auxílio emergencial por ter um valor maior do que o beneficio original e ser mais vantajoso.

Cerca de 39 milhões de brasileiros irão receber a que pode ser a última parcela paga em 2021. O governo já discute nos bastidores uma possível prorrogação do Auxílio Emergencial até 2022, mas ainda não oficializou a medida.

Já a 7ª parcela do Auxílio Emergencial para informais, MEIs e inscritos no CadÚnico, o público em geral, começa na próxima quarta-feira, dia 20, pelos nascidos em janeiro.

A Dataprev deve divulgar nesta semana uma nova consulta atualizada com a lista de aprovados do mês de outubro. O Ministério da Cidadania checa mensalmente todos os cadastros para garantir que os recursos cheguem a quem realmente precisa. No mês passado, 1.125 novos cadastros foram aprovados após a contestação.

Para consultar quantas parcelas você já recebeu ou o resultado de sua contestação é só acessar o site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br e fazer a consulta com número de seu CPF, nome completo e data de nascimento.

7ª parcela do Auxílio Emergencial começa hoje

O grupo do Bolsa Família com NIS terminado em 1 recebe a 7ª parcela do Auxílio Emergencial nesta segunda, 18. São mais de 9 milhões de pessoas que terão créditos em conta até o dia 29, sempre nos dias úteis de segunda a sexta-feira.

O calendário atende um grupo por dia, sempre respeitando o número final do NIS do benefício. Veja as datas da sétima parcela para o Bolsa Família, primeiro grupo a receber:

Datas da 7ª parcela para o Bolsa Família
Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 21 de outubro
5 22 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 28 de outubro
0 29 de outubro

Público geral começa a receber na quarta (20)

Os informais e inscritos no CadÚnico começam a receber a 7ª parcela do Auxílio Emergencial na quarta-feira de 20 de outubro e os créditos seguem até 31 de outubro - são mais de 25 milhões de beneficiários nesse grupo.

Para este grupo são 2 calendários: um de crédito em conta e outro para saque e transferência dos valores. Os saques começarão a ser liberados no dia 1º de novembro e seguirão até 19 do mesmo mês. Veja as datas:

Calendário 7ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 20 de outubro 01 de novembro
Fevereiro 21 de outubro 03 de novembro
Março 22 de outubro 04 de novembro
Abril 23 de outubro 05 de novembro
Maio 23 de outubro 09 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro

Auxílio Brasil sairá do papel?

O governo federal ainda encontra dificuldade para lançar o novo Auxílio Brasil, programa que foi criado para substituir o Bolsa Família a partir de novembro deste ano.

Com prazo apertado para colocar o novo programa em prática e precisando passar ainda por votações no Congresso, a possibilidade maior é de que haja uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial até o próximo ano, caso as negociações não sejam concretizadas a tempo de colocar o programa em vigor.