Assim como em anos anteriores, o pagamento do abono natalino do Bolsa Família em 2023 está mais perto de se tornar realidade. Benefício de caráter estadual pago pelo Governo da Paraíba, o abono natalino para inscritos no programa beneficia mais de 600 mil famílias paraibanas.

Instituído pela Lei nº 9.973 de 25 de abril de 2013, que cria o Programa Abono Natalino, o benefício prevê um pagamento extra no mês de dezembro para as famílias que estiverem recebendo regularmente o Bolsa Família.

O programa é gerido pela Secretaria do Desenvolvimento Humano (Sedh) e utiliza como base as informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para determinar quais beneficiários estão elegíveis a receber.

Abono natalino foi confirmado em 2023?

Recentemente, a notícia de que o abono natalino do Bolsa Família já possui valor definido deixou o público do programa animado. Porém, ainda são escassas as informações sobre esse novo pagamento, levando os beneficiários a questionar se o abono natalino está mesmo confirmado para 2023.

Por isso, vamos resumir aqui o que já se sabe sobre o benefício extra, seu valor e quando o dinheiro pode ser liberado na conta.

O novo pagamento foi instituído no dia 6 de setembro, com a publicação da Lei nº 12.802, determinando o abono natalino para beneficiários do Bolsa Família. A alteração na redação da lei anterior troca o nome do programa, que antes constava como Auxílio Brasil.

Abono natalino do Bolsa Família é instituído na Paraíba
Abono natalino do Bolsa Família é instituído na Paraíba

Qual será o valor do abono natalino?

Segundo o texto da lei, o abono natalino do Bolsa Família será de R$ 64,00 por beneficiário, mesmo valor repassado em anos anteriores. O dinheiro será depositado conforme o calendáiro do programa para o mês de dezembro.

Quem terá direito a receber?

Até o momento, o Governo da Paraíba não confirmou o novo pagamento e não foram divulgadas novas informações sobre o abono natalino. Entretanto, estima-se que mais de 600 mil famílias paraibanas estejam aptas a receber o valor extra em dezembro.

Como base, podemos mencionar o pagamento do abono natalino do Auxílio Brasil em 2022, que beneficiou mais de 677 mil famílias em dezembro passado. Relembre como foi o pagamento:

Já neste ano, segundo dados de outubro, 693.413 famílias estão elegíveis para receber o Bolsa Família e fizeram parte da última folha de pagamento.

Abono natalino Bolsa Família já tem calendário

Embora ainda não esteja confirmado oficialmente pelo governo da Paraíba, o pagamento do abono natalino do Bolsa Família já tem datas definidas. Isso porque o depósito do valor extra é feito em conjunto com o calendário do programa no mês de dezembro.

No último mês do ano, o governo antecipa o pagamento da última parcela do Bolsa Família para que todos os grupos possam receber o dinheiro antes do Natal e Ano Novo.

Em 2023, a parcela de dezembro do Bolsa Família está prevista para começar em 11 de dezembro para o NIS 1 e seguirá até 22 de dezembro para o último grupo (NIS 0). As mesmas datas também serão referência para o pagamento do abono natalino em 2023.

Calendário do Bolsa Família em dezembro:

- NIS 1: recebe em 11 de dezembro;
- NIS 2: recebe em 12 de dezembro;
- NIS 3: recebe em 13 de dezembro;
- NIS 4: recebe em 14 de dezembro;
- NIS 5: recebe em 15 de dezembro;
- NIS 6: recebe em 18 de dezembro;
- NIS 7: recebe em 19 de dezembro;
- NIS 8: recebe em 20 de dezembro;
- NIS 9: recebe em 21 de dezembro;
- NIS 0: recebe em 22 de dezembro;