Em celebração as duas décadas de criação do programa Bolsa Família, o Governo Federal realizou nesta sexta-feira, 20, um evento com a presença de diversos membros do Executivo para falar sobre as iniciativas do programa social.

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, esteve presente na comemoração e ressaltou o papel do banco no pagamento do Bolsa Família. De acordo com a Caixa, mais de 95% dos pagamentos do benefício são realizados por meio da poupança social no Caixa Tem.

"Aliado ao Ministério do Desenvolvimento Social, nós estamos agora no próximo período encerrando a entrega de 8 milhões de cartões de débito para as famílias beneficiárias do programa social que tinham cartões antigos do Bolsa Família, que não tinham essa função. Isso estava dificultando essas famílias em receber o seu benefício e poder usar o seu benefício no mercado, onde bem quisesse", comunicou a presidente do banco.

A nova versão do cartão com chip e que permite usar o benefício para pagar compras no débito começou a ser distribuída ainda no ano passado, nos pagamentos do Auxílio Brasil. Agora, com a volta do Bolsa Família, o cartão do benefício está de cara nova e a nova versão deve substituir os outros cartões.

A distribuição começou a partir de abril e até o momento cerca de 2 milhões de beneficiários já receberam o novo cartão. "A Caixa gratuitamente está entregando, já entregou 2,5 milhões de cartões e vai entregar até dezembro o restante, completando 8 milhões de cartões de débito para essas famílias", concluiu Serrano.

Veja na íntegra a fala da presidente da Caixa:

Vídeo incorporado do YouTube

Quem recebe o novo cartão do Bolsa Família?

Inicialmente, a prioridade na entrega do cartão é para os recém-aprovados no programa. Posteriormente, a Caixa deve substituir os cartões antigos pelos novos com chip. De março até outubro o governo informou que 2,39 milhões de pessoas foram aprovadas no Bolsa Família.

Para os demais beneficiários, a troca dos cartões será realizada de forma escalonada até dezembro. Entretanto, é importante mencionar que os cartões antigos - tanto do Auxílio Brasil como Cartão Social e o cartão amarelo do Bolsa Família - ainda permanecem funcionando para o saque do benefício.

Onde retirar o cartão do Bolsa Família?

As famílias vão receber o novo cartão no endereço informado durante o processo de inscrição no Cadastro Único ou nas agências dos Correios. Portanto, não é preciso solicitar o envio nem fazer a retirada em outro local.

Além disso, o beneficiário pode continuar utilizando a Conta Poupança Social Digital para movimentar o dinheiro por meio de transferências, pagar contas e fazer PIX no Caixa Tem.

No caso de famílias que ainda não possuem o cartão, é possível sacar os valores em uma casa lotérica com o Cartão Bolsa Família antigo ou Cartão Cidadão.

Como desbloquear o cartão do Bolsa Família? O desbloqueio do cartão Bolsa Família pode ser realizado ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão no número 0800 726 02 07. Após selecionar a opção 5 para Cartão Social e Senha do Cartão Social e, em seguida, a opção 2 para Desbloqueio do Cartão Social, Cadastro ou Recadastramento de Senha, basta seguir as instruções fornecidas pelo atendente.

Após concluir o desbloqueio por telefone, será necessário comparecer a uma casa lotérica e apresentar um documento de identidade para finalizar o cadastramento ou recadastramento.