O governo federal já divulgou todas as datas de pagamento do Auxílio Brasil em 2022. O calendário completo, publicado no Diário Oficial da União, informa que a folha de pagamento do benefício em janeiro será iniciada no dia 18 e seguirá até 31/01 com o depósito para todos os grupos. Confira neste post o cronograma completo para o primeiro pagamento do Auxílio Brasil em 2022.

Já neste primeiro mês do ano o governo irá incluir 2,7 milhões de novas famílias provenientes da fila de espera do Bolsa Família em 2021. Com o ingresso desses novos beneficiários o Auxílio Brasil irá contemplar mais de 17 milhões de brasileiros em 2022.

A ampliação do programa social só foi possível após a sanção da PEC dos precatórios no final de dezembro. Até então, somente as 14,5 milhões de famílias já inscritas no antigo Bolsa Família recebiam os valores.

Os novos beneficiários devem ser selecionados a partir da base de dados do Cadastro Único (Cadúnico), principal forma de ingresso no programa social. A inscrição no Cadúnico deve ser feita de forma presencial pelo responsável familiar. Veja nos posts destacados abaixo como fazer o cadastro para receber o Auxílio Brasil:

Quanto será o Auxílio Brasil em 2022?

O valor do Auxílio Brasil em janeiro de 2022 vai permanecer o mesmo praticado no mês passado. O governo federal deu início em dezembro de 2021 ao pagamento do benefício extraordinário do Auxílio Brasil. O benefício é um valor complementar para garantir que todas as famílias participantes do programa recebam ao menos R$ 400 por mês.

Para o pagamento do benefício complementar em dezembro o governo editou uma Medida Provisória. Já os pagamentos do Auxílio Brasil deste ano estão garantidos com a aprovação da PEC dos precatórios, que permitiu o espaço no orçamento para que o governo possa fazer o depósito de R$ 400 para todas as famílias entre janeiro e dezembro de 2022.

A consulta para saber se está na lista de aprovados em janeiro pode ser consultada no aplicativo do Auxílio Brasil ou pelo site do Cadastro Único - https://meucadunico.cidadania.gov.br/. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android [clique para baixar] e para smartphones com sistema iOS [baixe aqui].

Calendário do Auxílio Brasil em janeiro

O primeiro pagamento do Auxílio Brasil em 2022 vai iniciar em 18 de janeiro para os beneficiários com NIS final 1.

O novo calendário do programa continuará seguindo a ordem de liberação dos pagamentos de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Os depósitos serão realizados de segunda a sexta-feira, com depósito um dia para cada grupo.

Calendário do Auxílio Brasil 2022 - mês de janeiro
Número final do NIS Data de depósito
1 18 de janeiro
2 19 de janeiro
3 20 de janeiro
4 21 de janeiro
5 24 de janeiro
6 25 de janeiro
7 26 de janeiro
8 27 de janeiro
9 28 de janeiro
0 31 de janeiro

O prazo para saque do Auxílio Brasil é de 120 dias após a data indicada no calendário. Após esse período os valores não movimentados na conta voltarão aos cofres da União. Veja neste post como fazer o saque do Auxílio Brasil no Caixa Tem.