O Ministério da Cidadania vai começar na metade do mês de março a pagar uma nova parcela do Auxílio Brasil, programa criado para substituir o antigo Bolsa Família em 2022. Agora com pagamento garantido de pelo menos R$ 400,00 aos beneficiários, o governo repassou o benefício a 18 milhões de pessoas em fevereiro.

Ainda assim, muitas pessoas aguardam para ver se foram aprovadas e se terão direito ao benefício em março. Confira aqui como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF.

A inscrição no Auxílio Brasil é automática, sendo feita pelas prefeituras no sistema da Dataprev do Ministério da Cidadania por meio do Cadastro Único - Cadúnico. A pasta verifica quem tem direito e inclui a pessoa que cumpre todos os requisitos. Além disso, o próprio Ministério da Cidadania é responsável por fazer revisões mensais para evitar pagamentos indevidos.

Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF

A consulta do Auxílio Brasil pelo CPF pode ser realizada de forma online, por meio do aplicativo do novo programa Auxílio Brasil, disponível para acesso nas duas plataformas:

Há ainda a forma de consulta por meio do app do Caixa Tem, onde são fornecidas informações como a data de pagamento e o valor das parcelas no app de pagamentos da Caixa.

Veja como consultar:

  • Entre no app e depois informe o CPF;
  • Em seguida, crie sua senha e entre;
  • Caso a pessoa não tenha conta em um dos aplicativos, é possível criar uma nova;
  • Depois de entrar, na tela inicial, clique no botão de consulta de valores.

Além da opção online, ainda existe a opção de fazer a consulta via telefone. Existem dois números:

  • Telefone 111: central da Caixa Econômica Federal;
  • Telefone 121: central de Relacionamento do Ministério da Cidadania. Em ambos os casos é necessário informar o CPF.

Calendário de março do Auxílio Brasil

Com o encerramento do calendário de fevereiro, o pagamento do Auxílio Brasil para março começa no dia 18, quando o primeiro grupo recebe. Veja as datas:

Número final do NIS / Data de depósito

1 18 de março
2 21 de março
3 22 de março
4 23 de março
5 24 de março
6 25 de março
7 28 de março
8 29 de março
9 30 de março
0 31 de março

Com o dinheiro na conta digital o benefiicário poderá pagar contas, fazer compras com o cartão de débito virtual ou QR Code, transferir valores via Pix ou fazer o saque sem cartão.

Junto ao Auxílio Brasil, o governo vinha pagando o auxílio gás para os brasileiros. No entanto, como o pagamento será bimestral, a nova parcela deve cair apenas em abril. Em fevereiro, cerca de 5,58 milhões de famílias receberam o valor de R$ 50 para compra de gás de cozinha junto com o seu benefício do Auxílio Brasil no Caixa Tem.