O Ministério da Cidadania lançou na última semana uma ferramenta de consulta para informações do Auxílio Brasil. Agora, os dados sobre a quantidade de beneficiários e os recursos investidos no programa social estão disponíveis para consulta em um novo site.

A ferramenta desenvolvida pelo governo disponibiliza a consulta de dados do Auxílio Brasil por região, estados ou municípios, além de apresentar um panorama nacional do programa.

A consulta permite descobrir quanto em investimentos cada cidade recebeu e quantas famílias foram beneficiadas no mês em questão (fev/2022). A plataforma também apresenta uma comparação com o programa anterior (Bolsa Família), informando quanto havia sido investido e quantas pessoas foram contempladas na ocasião - os dados do Bolsa Família são de fevereiro de 2018.

Veja como acessar as novas informações no novo site do Auxílio Brasil.

Ao selecionar a cidade Rio de Janeiro-RJ, por exemplo, a ferramenta informa os seguintes dados:

Site mostra consulta do Auxílio Brasil por município, estado e região. Fonte: Min. da Cidadania.
Site mostra consulta do Auxílio Brasil por município, estado e região. Fonte: Min. da Cidadania.

O Auxílio Brasil atingiu o recorde de brasileiros atendidos por programas sociais do governo federal no mês de fevereiro. Mais de 18 milhões de famílias compõem o programa que segundo o Ministério da Cidadania teve a fila zerada em fevereiro.

O objetivo de acabar com a fila de espera formada por famílias que se enquadram nos critérios para receber o benefício foi atingido em janeiro, com a inclusão de 3 milhões de novos aprovados. Em fevereiro ingressaram outras 556 mil famílias que cumpriam os requisitos para receber o Auxílio Brasil.

Contudo, de acordo com o CECAD, ferramenta de consulta a informações do Cadastro Único, ainda existe em torno de 1 milhão de famílias que estão dentro dos critérios de renda do programa e não foram contempladas ainda. Segundo os dados de janeiro de 2022, 16.975.529 (52%) de famílias em situação de extrema pobreza estão inscritas no Cadúnico.

O outro grupo que tem direito ao Auxílio Brasil, as famílias em situação de pobreza (9%), é formado por 2.886.349 famílias. O Cadúnico possui ainda outras 6,4 milhões de famílias de baixa renda (20%) e 6,5 milhões de famílias que recebem acima de meio salário mínimo (20%).

Consulta do Auxílio Brasil pelo CPF

As famílias que aguardavam há alguns meses para fazer parte do programa social podem consultar todos os meses se foram aprovadas no Auxílio Brasil diretamente pelo aplicativo. Isso porque mensalmente o governo fará a revisão dos cadastros e poderá incluir e excluir as famílias do programa.

A consulta do Auxílio Brasil pelo CPF está disponível no aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (download para Android e iPhone (iOS)). Pelo app é possível verificar se a família está apta a receber o benefício, o valor da parcela e o calendário de pagamento conforme o final do NIS.

Os brasileiros também podem descobrir se foram aprovados no Auxílio Brasil ligando para o número 121 do Ministério da Cidadania. Até o momento o governo não informou se haverá ingresso de novas famílias na folha de pagamento de março.

Caso a família tenha dúvidas se está cadastrada no Cadúnico a consulta poderá ser feita pelo telefone no número 0800 707 2003 ou também pelo aplicativo Meu Cadúnico, disponível para celulares Android [download aqui] e de iPhone [baixe aqui].