A segunda semana de maio terá liberação de saque e transferência do Auxílio Emergencial para cinco novos grupos. Em andamento desde o dia 30 de abril, o calendário de saque da 1ª parcela já contemplou os nascidos entre janeiro e junho. Nesta segunda-feira, 10 de maio, foi a vez dos aniversariantes de julho encontrarem a opção de sacar ou transferir o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. O cronograma de saque segue ainda até a próxima segunda-feira, 17, quando os nascidos em dezembro poderão retirar o dinheiro.

A primeira parcela do calendário do Auxílio Emergencial foi depositada para os 39 milhões de aprovados entre os dias 6 e 30 de abril. O governo divulgou um calendário de crédito em conta e outro para saque referente aos trabalhadores informais, desempregados, MEIs e inscritos no CadÚnico, enquanto o público do Bolsa Família continuou recebendo conforme o calendário específico do programa.

Enquanto a data de saque não chegava, os beneficiários puderam movimentar o auxílio emergencial no Caixa Tem para pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de crédito virtual e pagar compras feitas no comércio utilizando o aplicativo na maquininha. Já o saque e transferência do valor só estará disponível após mais de 20 dias da data do depósito.

  • Nascidos em julho podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 10 de maio (segunda-feira);
  • Nascidos em agosto podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 11 de maio (terça-feira);
  • Nascidos em setembro podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 12 de maio (quarta-feira);
  • Nascidos em outubro podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 13 de maio (quinta-feira);
  • Nascidos em novembro podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 14 de maio (sexta-feira);
  • Nascidos em dezembro podem sacar e transferir a 1ª parcela a partir de 17 de maio (segunda-feira).

O saque do auxílio emergencial pode ser feito tanto nas agências, das 8h às 13h, como em lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Independente da forma escolhida para sacar, o beneficiário terá que ter o celular em mãos para acessar o aplicativo Caixa Tem e gerar o código que autoriza o saque.

Como sacar o auxílio emergencial 2021?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

2ª parcela inicia no próximo domingo, 16

A Caixa Econômica Federal começa já no próximo domingo a creditar a segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021 para inscritos no Cadastro Único, trabalhadores informais, MEIs e desempregados. Dois dias depois, em 18 de maio, o depósito inicia para os beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o calendário elaborado pelo Ministério da Cidadania, o saque e transferência da 2ª parcela estará disponível somente a partir de 8 de junho. No entanto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já falou sobre a possibilidade de também antecipar o calendário das demais parcelas do Auxílio 2021, assim como ocorreu no saque da 1ª parcela.

Calendário da 2ª parcela para informais e inscritos no CadÚnico:

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 08 de junho
Fevereiro 19 de maio 10 de junho
Março 23 de maio 15 de junho
Abril 26 de maio 17 de junho
Maio 28 de maio 18 de junho
Junho 30 de maio 22 de junho
Julho 02 de junho 24 de junho
Agosto 06 de junho 29 de junho
Setembro 09 de junho 01 de julho
Outubro 11 de junho 02 de julho
Novembro 13 de junho 05 de julho
Dezembro 16 de junho 08 de julho

No Bolsa Família, os primeiros a receberem a 2ª parcela serão os beneficiários com NIS final 1, no dia 18 de maio. Os pagamentos seguem até o dia 31/05, quando recebe o último grupo.

Calendário da 2ª parcela para o Bolsa Família:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de maio
2 19 de maio
3 20 de maio
4 21 de maio
5 24 de maio
6 25 de maio
7 26 de maio
8 27 de maio
9 28 de maio
0 31 de maio

É importante lembrar que a Dataprev juntamente com o Ministério da Cidadania continuará checando mensalmente todos os cadastros aprovados antes de realizar um novo pagamento, para garantir que o dinheiro não seja recebido por quem não se encaixa nas regras previstas em lei. Segundo o Ministério da Cidadania, para continuar recebendo o Auxílio Emergencial 2021 o cidadão não pode:

  • ter adquirido vínculo de emprego formal;
  • estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
  • ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos - Sisobi ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza; ou
  • estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.