A Caixa Econômica Federal informou que existe a possibilidade do banco antecipar o saque de todas as parcelas do Auxílio Emergencial. No dia 16 de abril o governo antecipou o calendário de saque da 1ª parcela do auxílio em até 15 dias para alguns grupos.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que estava junto com Bolsonaro no momento do anúncio, informou que a medida foi possível porque a população tem utilizado cada vez mais o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro, reduzindo a quantidade de beneficiários que procuram as agências para sacar os valores em espécie.

O saque e transferência da 1ª parcela, que estava marcado para iniciar no dia 4 de maio, vai começar já no dia 30 de abril para os nascidos em janeiro. Já para os nascidos em dezembro, último grupo do calendário, o saque será liberado no dia 17 de maio (antes era 04 de junho). Ainda, o governo decidiu antecipar também o crédito em conta digital da primeira parcela para os nascidos em novembro e dezembro que vai ocorrer agora nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente.

De acordo com Guimarães, a Caixa avaliou o comportamento dos beneficiários neste primeiro ciclo de pagamentos, desde a publicação do calendário, da liberação no aplicativo e das potenciais filas nas agências. Ao perceber que a dinâmica dos pagamentos estava funcionando bem surgiu a possibilidade de antecipar o calendário.

O presidente da Caixa afirmou ainda que esse critério será observado nos próximos ciclos de pagamento e que, se funcionar, o banco poderá antecipar o calendário das demais parcelas do Auxílio Emergencial. "A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos Ciclos 2, 3 e 4. Vamos avaliar como será este fluxo de pagamento e, se for como imaginamos, anteciparemos os outros meses", disse Guimarães.

Calendário antecipado Auxílio Emergencial

Com a antecipação das datas de saque da 1ª parcela, o novo calendário do Auxílio Emergencial ficou da seguinte forma para fazer os saques e transferências:

  • Janeiro: 30 de abril (antes 4 de maio)
  • Fevereiro: 3 de maio (antes 6 de maio)
  • Março: 4 de maio (antes 10 de maio)
  • Abril: 5 de maio (antes 12 de maio)
  • Maio: 6 de maio (antes 14 de maio)
  • Junho: 7 de maio (antes 18 de maio)
  • Julho: 10 de maio (antes 20 de maio)
  • Agosto: 11 de maio (antes 21 de maio)
  • Setembro: 12 de maio (antes 25 de maio)
  • Outubro: 13 de maio (antes 27 de maio)
  • Novembro: 14 de maio (ante 1º de junho)
  • Dezembro: 17 de maio (antes 4 de junho)

A antecipação do Auxílio 2021 não se aplica ao público do Bolsa Família, que recebe conforme calendário específico do programa e tem o saque liberado já na data em que os valores caem na conta. Para este grupo, o depósito iniciou na sexta-feira, 16 de abril, e segue até o final desta semana. Confira o calendário da 1ª parcela para o Bolsa Família:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 16 de abril
2 19 de abril
3 20 de abril
4 22 de abril
5 23 de abril
6 26 de abril
7 27 de abril
8 28 de abril
9 29 de abril
0 30 de abril

Problemas de acesso no Caixa Tem

Na data em que anunciou a antecipação do calendário, em 15 de abril, o presidente da Caixa informou também que o aplicativo Caixa Tem registrou mais de 1 milhão de operações em um só dia, somando R$ 153 milhões em pagamentos de benefícios. Recentemente os usuários têm enfrentado problemas de acesso às contas digitais por causa da troca do número de celular ou aparelho.

Como a conta poupança digital fica vinculada a esses dados, o usuário pode acabar com a conta no Caixa Tem bloqueada se houver a troca de aparelho celular ou de chip. Sobre esse assunto, Guimarães recomendou que o beneficiário procure uma agência com documento de identidade em mãos para realizar o desbloqueio.

"Se o celular for trocado, mas ficar o mesmo número, você pode conseguir fazer o desbloqueio automaticamente pelo aplicativo. Mas, se você trocou o número do celular, por uma questão de evitar fraude, há necessidade de ir à agência. Sabemos que várias pessoas têm o número pré-pago e trocam, mas isso é fundamental para proteger vocês. Quando há alguma desconfiança de fraude, há o bloqueio", explicou o presidente da Caixa.