Termina nesta semana o auxílio emergencial. A Caixa Econômica Federal vai finalizar a liberação de saques até a próxima sexta-feira, dia 19 de novembro. Serão liberados os últimos saques da 7ª parcela do benefício que tem valores entre R$ 150 e R$ 375. Veja quem ainda poderá sacar.

O depósito da 7ª parcela em outubro marcou o fim do Auxílio Emergencial em 2021. Com o avanço da PEC dos precatórios no Congresso, o governo iniciou a estruturação do Auxílio Brasil que irá substituir o Bolsa Família a partir de novembro. Os pagamentos estão previstos para iniciar na próxima quarta-feira, 17 de novembro.

Assim, é possível afirmar que o Auxílio Emergencial que contemplou quase 40 milhões de brasileiros acaba agora neste mês. O governo até cogitou prorrogar o benefício, mas com a aprovação da PEC dos precatórios na Câmara dos Deputados, acabou recuando, e irá manter apenas o novo benefício que substituirá o Bolsa Família.

O saque da 7ª parcela do Auxílio Emergencial começou no dia 1º de novembro para os nascidos em janeiro. O calendário de retirada em espécie seguiu disponibilizando o saque para um novo grupo a cada dia da semana, com exceção dos sábados e domingos.

Agora, na semana de 16 a 19 de novembro, os últimos saques serão liberados nos caixas eletrônicos. Veja quem poderá sacar:

  • 16 de novembro - saque e transferência liberados para nascidos em setembro;
  • 17 de novembro - saque e transferência liberados para nascidos em outubro;
  • 18 de novembro - saque e transferência liberados para nascidos em novembro;
  • 19 de novembro - saque e transferência liberados para nascidos em dezembro.

A consulta de quem tem ainda parcelas a receber do auxílio emergencial pode ser feita no site do Ministério da Cidadania onde a Dataprev fornece as informações por meio da consulta com dados de CPF, data de nascimento e nome da mãe.

O prazo para sacar o Auxílio Emergencial é de 120 dias após o depósito dos valores em conta poupança digital. Caso não seja movimentado até este prazo o dinheiro será devolvido aos cofres da União. Para quem faz parte do Bolsa Família o prazo de saque é de 270 dias.

Calendário de saque do Auxílio Emergencial em novembro. Créditos: Divulgação/Caixa.
Calendário de saque do Auxílio Emergencial em novembro. Créditos: Divulgação/Caixa.

Como sacar a 7ª parcela

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

Os beneficiários podem fazer o saque do auxílio emergencial nas agências da Caixa das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. O saque também pode ser feito em lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Agora, com o término do Auxílio Emergencial, cerca de 20 milhões de brasileiros fora do Bolsa Família ficarão sem a assistência financeira a partir de novembro. Nesse primeiro momento, o governo informou que o novo programa deve contemplar somente as 14,6 milhões de famílias que já participam do Bolsa Família.

A partir de dezembro o Ministério da Cidadania planeja ampliar o Auxílio Brasil para atender em torno de 17 milhões de famílias. Dessa forma, alguns poucos beneficiários do Auxílio Emergencial poderão receber o Auxílio Brasil.