Inicia já na próxima semana o pagamento da 7ª parcela do Auxílio Emergencial para cerca de 39 milhões de brasileiros. O sétimo pagamento do benefício é tido até então como a última parcela a ser paga em 2021, apesar de já haver conversas nos bastidores do governo sobre uma possível prorrogação do Auxílio Emergencial.

Por enquanto, a informação oficial é de que os beneficiários vão receber a última parcela do auxílio em outubro e já nos próximos dias a Dataprev deve divulgar a nova consulta à lista de aprovados.

Antes de cada parcela do Auxílio Emergencial ser liberada, o Ministério da Cidadania em parceria com a Dataprev realiza a checagem de informação de todos os cadastro do Auxílio Emergencial. A ação é executada pelo órgão desde o início dos pagamentos e é uma forma de garantir que os recursos serão pagos para os brasileiros que continuam se enquadrando nas regras de recebimento.

Isso significa que mesmo ao ser aprovado e receber alguma parcela do benefício o cidadão ainda pode ficar sem o auxílio no próximo mês caso deixe de cumprir algum dos critérios. Por outro lado, a análise do Ministério da Cidadania também serve para incluir outras pessoas que após o início do programa passaram a ter direito, como o último lote com 1.125 aprovados na última semana de setembro.

Consulta da 7ª parcela

O resultado da análise mensal é disponibilizada pela Dataprev sempre alguns dias antes do início do novo pagamento. Em outubro, a 7ª parcela do Auxílio Emergencial será paga a partir do dia 18/10 para o público do Bolsa Família e vai iniciar no dia 20/10 para os trabalhadores informais, MEIs e inscritos no CadÚnico.

Para fazer a consulta de quem vai receber a 7ª parcela do auxílio neste mês basta acessar o site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br - e preencher o número do CPF, nome completo e data de nascimento.

No portal da Dataprev é possível verificar o resultado de todas as análises, a data em que a próxima parcela do auxílio emergencial será paga e para os cidadãos que tiveram o benefício negado o site informa o motivo da negativa e se é possível ou não realizar a contestação.

Se esse for o caso, a contestação do auxílio poderá ser realizada ao clicar no botão "Contestar". Depois de informar os dados exigidos e finalizar o procedimento, o cadastro passará por nova análise da Dataprev e o resultado poderá ser consultar no portal em alguns dias. É importante lembrar que o prazo para contestação é de 10 dias corridos após a divulgação do resultado da análise mensal.

Para os integrantes do Bolsa Família a consulta a lista de aprovados também está disponível no Portal da Transparência [acesse aqui]. A ferramenta possibilita que o cidadão faça a consulta por período, tipo de benefício e escolha o estado e município a ser pesquisado.

Os resultados apresentados detalham o número de beneficiários do local pesquisado, o valor do benefício recebido e o Número de Identificação Social (NIS). É possível ver também a quantidade de dependentes do Responsável Familiar cadastrado e o histórico de recebimento em meses e anos anteriores.

Calendário do Auxílio Emergencial em outubro

O público do Bolsa Família será o primeiro grupo a receber a 7ª parcela do Auxílio Emergencial em outubro. O grupo formado por quase 10 milhões de pessoas terá o último pagamento do benefício em 2021 creditado a partir do dia 18 de outubro (segunda-feira). O calendário de pagamento do Bosla Família em outubro segue até o dia 29/10.

Após o fim do Auxílio Emergencial ainda é incerto o que vai ocorrer com os milhões de beneficiários do programa. O governo federal ainda encontra entraves para lançar o Auxílio Brasil, programa que foi criado para substituir o Bolsa Família a partir de novembro.

Outra possibilidade é a prorrogação do Auxílio Emergencial até o próximo ano, caso as negociações não sejam concretizadas a tempo de colocar o novo programa em vigor.

Datas da 7ª parcela para o Bolsa Família
Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 21 de outubro
5 22 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 28 de outubro
0 29 de outubro

Dois dias depois será a vez dos informais e inscritos no CadÚnico começarem a receber a 7ª parcela do Auxílio Emergencial. O cronograma divulgado pelo Ministério da Cidadania estabelece o crédito em conta entre os dias 20 e 31 de outubro para os quase 30 milhões de beneficiários.

Já o saque e transferência dos valores será liberado pelo menos 10 dias após o depósito em conta. Para alguns grupos, como o caso dos nascidos em novembro e dezembro, será necessário aguardar 19 dias para retirar do dinheiro.

Calendário 7ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 20 de outubro 01 de novembro
Fevereiro 21 de outubro 03 de novembro
Março 22 de outubro 04 de novembro
Abril 23 de outubro 05 de novembro
Maio 23 de outubro 09 de novembro
Junho 26 de outubro 10 de novembro
Julho 27 de outubro 11 de novembro
Agosto 28 de outubro 12 de novembro
Setembro 29 de outubro 16 de novembro
Outubro 30 de outubro 17 de novembro
Novembro 30 de outubro 18 de novembro
Dezembro 31 de outubro 19 de novembro