A Caixa Econômica Federal começou a liberar no dia 2 de agosto o saque e transferência da 4ª parcela do Auxílio Emergencial. O quarto pagamento do benefício foi creditado para 26,7 milhões de trabalhadores informais, MEIs e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) entre os dias 17 e 30 de julho.

O governo federal divulgou em 15 de julho o calendário antecipado da 4ª parcela com novas datas para crédito em conta digital e saque e transferência. O pagamento para nascidos em janeiro iniciou com dois dias de antecedência e o cronograma que antes se estendia até 22 de agosto foi concluído para todos os grupos em 30 de julho.

Já o saque em espécie que estava previsto para iniciar somente em 13 de agosto foi antecipado em 11 dias para o primeiro grupo. A mudança mais significativa no cronograma foi para os nascidos entre setembro e dezembro que tiveram o saque adiantado em 22 dias. Dessa forma, os beneficiários que teriam que esperar até a segunda semana de setembro para sacar poderão retirar o dinheiro ainda em agosto.

Tabela de saque 4ª parcela Auxílio Emergencial

O saque da 4ª parcela iniciou em 2 de agosto para os nascidos em janeiro, que receberam o dinheiro na conta digital do Caixa Tem no dia 17 de julho. O calendário de saque segue até 18 de agosto com a liberação do dinheiro para um novo grupo a cada dia da semana, com exceção de sábados e domingos.

Veja a tabela completa de saque da 4ª parcela do Auxílio Emergencial:

Calendário 4ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data para saque em dinheiro
Janeiro 02 de agosto (antes 13 de agosto)
Fevereiro 03 de agosto (antes 17 de agosto)
Março 04 de agosto (antes 19 de agosto)
Abril 05 de agosto (antes 23 de agosto)
Maio 09 de agosto (antes 25 de agosto)
Junho 10 de agosto (antes 27 de agosto)
Julho 11 de agosto (antes 30 de agosto)
Agosto 12 de agosto (antes 01 de setembro)
Setembro 13 de agosto (antes 03 de setembro)
Outubro 16 de agosto (antes 06 de setembro)
Novembro 17 de agosto (antes 08 de setembro)
Dezembro 18 de agosto (antes 10 de setembro)

Sacar Auxílio Emergencial no caixa eletrônico

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.

A Caixa Econômica Federal informou que as agências funcionarão das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira e que não é necessário madrugar na fila para ser atendido. O banco afirmou que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.

Os beneficiários que recebem o Auxílio Emergencial pelo Caixa Tem também contam com a possibilidade de transferir o auxílio emergencial 2021 via Pix. Contudo, essa alternativa só funciona quando chega a data de saque e transferência do benefício, ou seja, após quase um mês que o beneficiário recebeu o dinheiro. Veja abaixo como fazer:

  1. Na tela principal do Caixa Tem escolha a opção Pix;
  2. Escolha a opção Pagar;
  3. Na próxima tela, escolha se você quer fazer a transferência por chave pix ou QR code;
    Se escolher a opção Chave, informe qual o tipo você vai utilizar (telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória);
  4. Informe o dado da chave e o valor que deseja transferir. A descrição do pagamento é opcional;
  5. Confira os dados preenchidos e selecione "Sim, digitar senha";
  6. Digite a senha do Caixa Tem e a transferência será concluída;
  7. Se você preferir o pagamento por QR Code, poderá optar pela leitura do código com a câmera do celular ou por colar o QR Code;
  8. Basta apontar a câmera para QR Code e inserir a senha do Caixa Tem para concluir o pagamento.

5ª parcela vai cair no dia 18 de agosto

Ainda no mês de agosto, a Caixa vai creditar a 5ª parcela do Auxílio Emergencial. O quinto pagamento será o primeiro da prorrogação do benefício em 2021, que terá três parcelas adicionais. O governo federal oficializou a extensão do Auxílio no mês passado, mas até o momento somente um grupo conhece as datas em que irão receber.

As datas da 5ª parcela já podem ser consultadas pelos beneficiários do Bolsa Família que estão recebendo o Auxílio Emergencial neste ano. Este público segue recebendo de acordo com as datas previstas no calendário oficial do programa. Confira as datas completas na tabela abaixo:

Final do NIS Dia e Mês do pagamento da 5ª parcela do auxílio emergencial
1 18/08
2 19/08
3 20/08
4 23/08
5 24/08
6 25/08
7 26/08
8 27/08
9 30/08
0 31/08