Acontece nesta quinta-feira de 23 de setembro o pagamento o pagamento da 6ª parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único nascidos no mês de março. Além deles, recebem ainda os integrantes do Bolsa Família com NIS final 5.

O calendário do sexto pagamento iniciou na terça (21) e vai seguir até o dia 03 de outubro, quando o último grupo do cronograma recebe os valores, os nascidos em dezembro.

Para o Bolsa Família, a sexta parcela será concluída até o dia 30/09. Neste mês, a folha de pagamento do Bolsa Família é composta por 9,45 milhões de pessoas aptas a receber o Auxílio Emergencial, além de outras 5,4 milhões de famílias que não foram consideradas elegíveis e, portanto, receberão o benefício no valor habitual.

A 6ª parcela do Auxílio Emergencial é a penúltima do benefício que deve mesmo acabar em outubro. Após o fim dos pagamentos, parte dos beneficiários deve passar a receber automaticamente o Auxílio Brasil, novo programa criado pelo governo.

Calendário da semana do Auxílio

A semana que termina em 26 de setembro terá depósitos da sexta parcela do Auxílio para 11 grupos de beneficiários. A Caixa vai creditar em conta poupança digital os valores da parcela da prorrogação, que variam de R$ 150 a R$ 375, para um novo grupo a cada dia.

Na quinta-feira (23) será a vez dos nascidos em março e inscritos no Bolsa Família com NIS final 5 receberem no Caixa Tem. Confira o calendário das datas:

  • 23 de setembro (quinta-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 5 do Bolsa Família;
  • 23 de setembro (quinta-feira): depósito da 6ª parcela para nascidos em março do público geral;
  • 24 de setembro (sexta-feira): depósito da 6ª parcela para inscritos com NIS final 6 do Bolsa Família;
  • 24 de setembro (sexta-feira): depósito da 6ª parcela para nascidos em abril do público geral;
  • 25 de setembro (sábado): depósito da 6ª parcela para nascidos em maio do público geral;
  • 26 de setembro (domingo): depósito da 6ª parcela para nascidos em junho do público geral.

O saque em espécie da sexta parcela será liberado entre os dias 04 e 19 de outubro para o público em geral. Já para os integrantes do Bolsa Família o dinheiro fica disponível para retirada no mesmo dia em que cai na conta.

Parcela 6 do Auxílio Emergencial - Ministério da Cidadania
Parcela 6 do Auxílio Emergencial - Ministério da Cidadania

Após receber no Caixa Tem, o beneficiário pode realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code.

O beneficiário também pode pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção "Pagar na Lotérica".

Para transferir os valores para outros bancos é necessário esperar a data de saque conforme o calendário da parcela. Ainda assim, há outros meios de antecipar o valor usando um depósito em boleto por meio de outro banco digital.

A consulta do auxílio emergencial deve ser feita no site da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br - informando número do CPF, nome completo e data de nascimento.

A checagem mensal da base de dados feita pelo Ministério da Cidadania é atualizada diariamente e assim que vinha recebendo pode ainda perder as últimas parcelas, caso o sistema encontre irregularidades no cadastro.