Saiu um novo resultado das contestações do Auxílio Emergencial. O Governo Federal divulgou nesta sexta de 24 de setembro um novo lote e incluiu 1.125 pessoas agora aptas a receberem as novas parcelas do benefício. O valor total a ser pago para este grupo é de R$ 204 mil.

Mais uma vez o governo faz um pente-fino para triar quem terá acesso às novas parcelas do Auxílio Emergencial. Aqueles que foram cancelados na revisão mensal de setembro e recorreram podem estar agora na lista de aprovados - veja abaixo como consultar.

Todos os meses os CPF's cadastrados na base do auxílio da Dataprev passam por reanálise para conferir se realmente atendem aos critérios previstos na lei para continuar recebendo o Auxílio Emergencial. Quem teve o pagamento suspenso pode solicitar a contestação pelo site do Ministério da Cidadania.

Após a consulta, a pessoa pode verificar a situação das parcelas no ícone de "informação" para exibir o detalhamento do motivo da aprovação ou não para receber o benefício. Todos os meses o Ministério da Cidadania juntamente com a Dataprev faz uma nova análise. A MP 1.039 de 18 de março define as regras de quem pode receber o benefício.

Como consultar o resultado da contestação do Auxílio

Os beneficiários poderão descobrir agora se irão receber as novas parcelas na consulta individual com nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe por meio do site: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br.

Já quem ficou inelegível no novo lote divulgado tem agora até as 23h59 de segunda-feira (27.09) para contestar a decisão. O objetivo é permitir que essas pessoas tenham uma nova análise com bases mais atualizadas de seus dados.

A Dataprev adianta que se a razão que motivou o indeferimento ou cancelamento do Auxílio Emergencial permitir contestação, um botão de reanálise aparecerá após a consulta clicando no botão "Solicitar contestação". Caso contrário, não será permitido recorrer da decisão pois o cidadão não preenche os requisitos para receber.

6ª parcela em andamento

Os beneficiários estão recebendo agora no final do mês de setembro a sexta parcela, penúltima do benefício que deve mesmo acabar no fim de outubro. O governo ainda não sabe se irá implantar o Auxílio Brasil e já cogita até mesmo prorrogar o Auxílio Emergencial até dezembro.

Nesta sexta-feira (24) quem recebe são os nascidos em abril do público geral, inscritos pelo app e site. Veja as datas para este grupo:

Calendário da 6ª parcela para o público em geral

Calendário 6ª parcela - Auxílio Emergencial 2021 (público geral)
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 21 de setembro 04 de outubro
Fevereiro 22 de setembro 05 de outubro
Março 23 de setembro 05 de outubro
Abril 24 de setembro 06 de outubro
Maio 25 de setembro 08 de outubro
Junho 26 de setembro 11 de outubro
Julho 28 de setembro 13 de outubro
Agosto 29 de setembro 14 de outubro
Setembro 30 de setembro 15 de outubro
Outubro 01 de outubro 18 de outubro
Novembro 02 de outubro 18 de outubro
Dezembro 03 de outubro 19 de outubro

Já para o Bolsa Família, quase 10 das 14 milhões de famílias inscritas recebem o Auxílio. Este grupo recebe conforme o calendário próprio do programa - no mês de setembro até o dia 30. Veja as datas:

Calendário da 6ª parcela para o Bolsa Família

Datas da 6ª parcela para o Bolsa Família
Dígito final do NIS Data de pagamento
1 17 de setembro
2 20 de setembro
3 21 de setembro
4 22 de setembro
5 23 de setembro
6 24 de setembro
7 27 de setembro
8 28 de setembro
9 29 de setembro
0 30 de setembro