O Auxílio Gás do Governo Federal terá um terceiro pagamento em breve. Criado para auxiliar a população de baixa renda na compra do botijão de gás de 13kg após as altas frequentes do preço, o governo publicou uma lei instituindo o benefício que vai durar por 5 anos, até 2026.

Mesmo com um público total de 18 milhões do Auxílio Brasil, por enquanto, apenas 5,58 milhões destes recebem o Auxílio Gás. O governo vai incrementar o programa mês a mês e quer colocar todos os beneficiários do Auxílio Brasil até setembro de 2023.

De acordo com as regras atuais do Auxílio Gás, para que a pessoa receba o vale é necessário que ela esteja inscrita no CadÚnico (Cadastro Único) e que cumpra ao menos um dos requisitos a seguir:

  • Família com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
  • Família com algum membro que receba o BPC (idoso ou PcD).

Mulheres que sofreram violência doméstica e com medidas protetivas também possuem prioridade na hora de receber os valores.

Quando cai a próxima parcela do Auxílio Gás?

Os repasses do vale-gás ocorrem sempre a cada dois meses. Como o último pagamento foi em fevereiro, o próximo será em abril de 2022. As famílias recebem o vale-gás por meio do aplicativo do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Os depósitos são feitos na conta do programa social.

Inscrição no Auxílio Gás

A inscrição no Auxílio Gás é feita de forma automática pelo governo federal, por meio do Ministério da Cidadania. Para ser registrado, é preciso que o beneficiário cumpra os requisitos do programa e que o governo tenha verbas suficientes para fazer os repasses.

Consulta do vale gás pelo CPF

Desde o início deste ano o governo federal liberou a consulta para as famílias verificarem se terão direito ao vale gás. A informação sobre os pagamentos está disponível pelos aplicativos do Auxílio Brasil e pelo Caixa Tem, onde o dinheiro é depositado em conta poupança social.

As famílias que fazem parte do Auxílio Brasil receberam em janeiro o valor mínimo de R$ 452 (parcela do programa social + parcela do auxílio gás). Para esse grupo a consulta pode ser feita pelo CPF no aplicativo do programa. O download do app Auxílio Brasil está disponível para celulares Android e para smartphones com sistema iOS.

Já quem possui conta digital no Caixa Tem poderá consultar o valor e a data de depósito do vale gás. O Caixa Tem pode ser baixado para celulares Android e para iPhone.

Calendário de março do Auxílio Brasil

Confira as datas de pagamento do Auxílio Brasil previstas para março:

  • 18 de março: número final do NIS 1
  • 21 de março: número final do NIS 2
  • 22 de março: número final do NIS 3
  • 23 de março: número final do NIS 4
  • 24 de março: número final do NIS 5
  • 25 de março: número final do NIS 6
  • 28 de março: número final do NIS 7
  • 29 de março: número final do NIS 8
  • 30 de março: número final do NIS 9
  • 31 de março: número final do NIS 0

Com o dinheiro na conta digital o benefiicário poderá pagar contas, fazer compras com o cartão de débito virtual ou QR Code, transferir valores via Pix ou fazer o saque sem cartão.