A Caixa Econômica Federal começa a liberar em poucos dias a parcela de Janeiro do Bolsa Família para mais de 21 milhões. O calendário inicia no dia 18/01 para NIS 1 e vai depositar a parcela média de R$ 600 até o dia 31 de janeiro.

Após a atualização do aplicativo do Bolsa Família, diversas famílias estão recebendo um alerta do governo convocando os unipessoais para resolver pendências no cadastro do Cadúnico.

A mensagem apareceu no aplicativo do Cadastro Único, indicando que as famílias unipessoais devem apresentar documentos obrigatórios para regularizar o cadastro.

Famílias unipessoais devem apresentar documentos para regularizar cadastro. Foto: Ache Concursos
Famílias unipessoais devem apresentar documentos para regularizar cadastro. Foto: Ache Concursos

Governo emite alerta para unipessoais do Bolsa Família

A atualização do aplicativo Bolsa Família trouxe novidades para grande parte dos beneficiários do programa. Além de mudanças no valor da parcela, onde muitas famílias notaram que o Bolsa Família foi reduzido pela metade, a consulta exibiu também novas mensagens de aviso aos beneficiários.

Entre os alertas estão a suspensão do Bolsa Família por causa do Seguro Defeso, advertências para crianças e adolescentes que faltaram a escola além do permitido, convocação para acompanhamento pré-natal de gestantes e avisos de pendência no cadastro de famílias unipessoais.

Esse último foi o que causou mais dúvidas entre os beneficiários, já que foi emitido para famílias que já haviam feito a atualização e famílias com mais integrantes que não se encaixam como unipessoal.

Cadúnico: como saber se meu cadastro tem pendência?

A inscrição no Cadastro Único é obrigatória para os brasileiros que desejam receber o Bolsa Família e, por isso, o acompanhamento e atualização do cadastro deve ser frequente. Pela internet, as principais formas de consultar o Cadúnico são pelo site https://cadunico.dataprev.gov.br/ ou pelo aplicativo do Cadúnico.

Recentemente, uma atualização foi implementada em outubro apresentou um recurso inovador: a aba Pendências do cadastro. Agora, os beneficiários podem verificar se seu cadastro requer atualização em breve e quais informações precisam ser corrigidas para regularizar a situação.

Para garantir que seu aplicativo está atualizado, verifique a versão mais recente lançada em 5 de outubro de 2023 (v 1.0.43), localizada no canto direito inferior da tela inicial. Em alguns casos, a atualização é automática. Se o sistema indicar uma nova versão disponível, o usuário deve acessar sua loja de aplicativos e realizar a atualização.

Pendências no cadastro unipessoal: Saiba como resolver

Após a atualização, famílias unipessoais notaram a exigência de digitalização de documentos obrigatórios. Essa medida, implementada desde o final de julho, é obrigatória para todas as famílias cadastradas como de uma pessoa só.

As seguintes mensagens podem ter aparecido para as famílias unipessoais no Cadúnico:

  • "O responsável familiar deve comparecer ao CRAS ou posto de atendimento pra verificar as pendências registradas."
  • "Família unipessoal não apresentou os documentos obrigatórios."
  • "Para família unipessoal é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto e o termo de família unipessoal assinado. Procure a gestão municipal."

No entanto, o upload dos documentos, incluindo documento de identificação com foto e termo de responsabilidade de família unipessoal assinado, é responsabilidade das gestões municipais.

Caso surja essa pendência, é indispensável entrar em contato com o CRAS da sua cidade para obter informações sobre a digitalização de documentos no Sistema do Cadastro Único. Caso não se enquadre na categoria de família unipessoal, o beneficiário pode ignorar o aviso ou então procurar um CRAS para tirar dúvidas sobre possíveis pendências do seu cadastro.

O que fazer se os documentos forem rejeitados?

Em alguns casos, famílias que realizaram a digitalização no setor do Cadúnico ainda foram bloqueadas em novembro por algum erro, como a má qualidade da digitalização verificada pelo MDS, por exemplo.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) alerta que famílias unipessoais que não carregarem os documentos no sistema podem ter seus registros excluídos em até 90 dias após a inclusão ou alteração cadastral, exceto para populações em situação de rua, indígenas e quilombolas.

Os documentos considerados inadequados serão automaticamente excluídos, marcando a família com a Pendência Documentos Rejeitados. Esta pendência é crítica, e se o município não realizar o novo upload dentro de 90 dias, seguindo as regras estabelecidas, o cadastro da família será automaticamente excluído.