A Caixa Econômica Federal realiza nesta segunda-feira, 10 de agosto, mais um pagamento de até R$ 1.045 do FGTS Emergencial. Recebem nesta data os trabalhadores nascidos em julho que possuem saldo em contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O dinheiro será creditado em conta poupança digital e para este grupo o saque será liberado no dia 17 de outubro.

O saque emergencial do FGTS de até R$ 1.045 por trabalhador foi liberado pelo governo federal com o objetivo de reduzir o impacto causado pela pandemia da Covid-19. Os pagamentos iniciaram em 29 de junho e são realizados toda segunda-feira conforme o mês de aniversário do trabalhador. Na última segunda-feira, 03 de agosto, o valor foi creditado aos nascidos em junho.

Confira o calendário completo do Saque Emergencial do FGTS:

Saque Emergencial do FGTS vai beneficiar 60 milhões de trabalhadores. Fonte: Caixa.
Saque Emergencial do FGTS vai beneficiar 60 milhões de trabalhadores. Fonte: Caixa.

Na poupança digital da Caixa o trabalhador poderá utilizar o dinheiro do FGTS para pagar de boletos e contas ou para utilizar via cartão de débito virtual, além de pagamentos via QR code para compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos. As funções são realizadas por meio do aplicativo CAIXA Tem (baixe para Android e iOS).

Saque do FGTS Emergencial pode ser antecipado

Para alguns grupos de beneficiários, o saque do FGTS Emergencial será liberado somente dois meses após o crédito do valor na conta poupança digital. É o caso dos trabalhadores que recebem neste 10 de agosto e terão acesso ao saque apenas no dia 17 de outubro. Entretanto, alguns cidadãos descobriram formas de transferir e até mesmo sacar o valor da poupança digital antes do dia marcado no calendário.

Transferir o FGTS gerando boleto bancário

A técnica realizada pelos internautas é uma forma simples de ter acesso ao dinheiro, basta ter uma conta em banco digital para segui-la. Para aqueles que precisam utilizar o dinheiro para outras atividades que o aplicativo Caixa Tem não permite ou apenas transferir para uma conta pessoal essa dica é uma boa alternativa.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa. Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferi-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.

- Veja neste post como antecipar o saque do seu FGTS pelo aplicativo Caixa Tem

Transferir o FGTS pelo PicPay ou Mercado Pago

Uma outra forma de antecipar o saque do seu FGTS Emergencial é utilizando o Cartão de Débito Virtual que pode ser gerado no Caixa Tem e criando uma conta no PicPay, Mercado Pago ou PagBank. Para isso o trabalhador deve usar a opção de adicionar dinheiro na carteira digital de uma das fintechs citadas e realizar a transferência do FGTS usando os dados do cartão de débito do Caixa Tem.

- Confira o passo a passo de como transferir o FGTS para PicPay e Mercado Pago

Como sacar FGTS Emergencial na lotérica ou caixa eletrônico?

Assim que chegar a data permitida para o saque, o usuário encontrará no aplicativo Caixa Tem a opção Saque sem cartão. Então, siga o passo a passo:

  1. Clique nesta opção e uma nova tela será aberta. Aperte em Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de duas horas e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
  4. Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  5. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque FGTS Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  6. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.
  7. Na tela irá surgir diversas opções de valores para saque. O beneficiário poderá sacar o valor inteiro, os valores sugeridos em tela ou então digitar manualmente o crédito desejado e o saque será realizado.