A Caixa Econômica Federal vai divulgar nesta semana o calendário antecipado da 4ª parcela do Auxílio Emergencial para trabalhadores informais, MEIs e inscritos no CadÚnico. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, comunicou recentemente que o Ciclo 4 de pagamentos será adiantado, assim como aconteceu nos três anteriores.

A quarta parcela do Auxílio Emergencial em julho está prevista para começar no dia 19 de julho para o grupo do Bolsa Família. Já para os demais, público em geral, inscritos pelo app e site, a data prevista (por enquanto) é 23 de julho.

"É muito claro que vamos acabar antecipando o quarto ciclo também, naturalmente. Nós temos uma questão muito importante de acelerar o pagamento e manter a minimização de filas e aglomerações. Podemos, sem dúvida nenhuma, neste quarto ciclo, ter também uma antecipação", disse o presidente da Caixa. As novas datas devem sair até o fim desta semana.

Dataprev corta aprovados

O governo anunciou recentemente que o Ministério da Cidadania bloqueou mais de 1 milhão de benefícios no mês de junho. De acordo com o órgão, dos 1.157.856 cadastros retidos pela análise da Dataprev, 660.744 foram bloqueados em decorrência de indícios de irregularidades identificadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) enquanto os outros 497.092 foram cancelados em razão da revisão mensal dos dados.

O objetivo dos bloqueios é permitir uma nova análise com bases de dados mais atualizadas. Para consultar se o motivo que gerou a negativa ou o cancelamento permite a contestação o cidadão deve acessar o site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br e informar o número do CPF, nome completo e data de nascimento.

Calendário da 4ª parcela

Mesmo com a antecipação do calendário praticamente certa, até o momento o cronograma oficial do Auxílio Emergencial para julho é aquele original divulgado pelo Ministério da Cidadania lá em abril.

Esse calendário prevê o início dos depósitos para nascidos em janeiro no dia 23 de julho e o fim dos créditos em conta poupança digital em 22 de agosto. Já o calendário de saque da 4ª parcela está previsto entre 13 de agosto e 10 de setembro, mas também deve ser antecipado.

Confira abaixo a tabela da 4ª parcela do Auxílio 2021:

Calendário 4ª parcela - Auxílio Emergencial 2021
Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 23 de julho 13 de agosto
Fevereiro 25 de julho 17 de agosto
Março 28 de julho 19 de agosto
Abril 01 de agosto 23 de agosto
Maio 03 de agosto 25 de agosto
Junho 05 de agosto 27 de agosto
Julho 08 de agosto 30 de agosto
Agosto 11 de agosto 01 de setembro
Setembro 15 de agosto 03 de setembro
Outubro 18 de agosto 06 de setembro
Novembro 20 de agosto 08 de setembro
Dezembro 22 de agosto 10 de setembro

O presidente da Caixa também esclareceu sobre o prazo para sacar o Auxílio Emergencial em 2021. Segundo ele, o beneficiário terá o período de 4 meses (120 dias) para sacar ou transferir cada parcela do benefício. Após esse prazo, os valores que estiveram na conta poupança digital retornarão aos cofres da União, conforme previsto no Decreto nº 10.661 que regulamenta o Auxílio 2021.

No Ciclo 1, que foi de 6 a 29 de abril, o governo antecipou o calendário de saque da 1ª parcela em até 15 dias para alguns grupos e ainda adiantou o crédito em conta para nascidos em novembro e dezembro em um dia. Já em maio, o calendário da 2ª parcela teve as datas de crédito em conta e saque em espécie antecipadas pelo governo. O início do pagamento foi mantido na data previsto (16 de maio) e a partir do segundo depósito o cronograma foi antecipado em até 17 dias. Já no Ciclo 3, o governo antecipou a data de início dos créditos em dois dias - estava previsto para o dia 20 e foi antecipado para 18 de junho - e para os demais beneficiários a medida resultou na antecipação do pagamento em até 20 dias antes do programado.

A antecipação do calendário do auxílio emergencial 2021 retira o espaçamento de dois a três dias entre cada crédito ou liberação de saque. Assim, o novo cronograma foi reformulado com créditos em todos os dias da semana, sem pausa nem mesmo nos finais de semana. Já o calendário de saque vai sempre de segunda a sexta.

A prorrogação do Auxílio Emergencial foi oficializada pelo governo federal. A decisão foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 05 de julho com a assinatura do decreto que determina o pagamento de mais três parcelas extras em agosto, setembro e outubro.