Se você é um dos milhares de caminhoneiros e taxistas que recebem o auxílio do governo neste segundo semestre do ano, saiba que os calendários de pagamento para os meses de novembro e dezembro foram antecipados. A Caixa é o agente pagador tanto do Auxílio Caminhoneiro como do Auxílio Taxista.

De acordo com o MTP (Ministério do Trabalho e Previdência), a quinta e a sexta parcela dos benefícios serão adiantadas em até 7 dias nos últimos dois meses do ano.

Conforme a Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, os benefícios para os motoristas de caminhão e táxis tiveram direito aos valores, para que pudessem enfrentar o aumento nos preços dos combustíveis.

Desta forma, o Governo Federal decretou estado de emergência para que o país pudesse enfrentar os impactos sociais decorrentes.

Quem tem direito ao Auxílio Caminhoneiro?

O BEm Caminhoneiro é destinado para os profissionais cadastrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022, ou então para os caminhoneiros que fizeram a autodeclaração do Termo de Registro. O pagamento prevê um valor mensal de R$ 1 mil até dezembro deste ano.

Veja o calendário abaixo:

Créditos: Divulgação/Caixa
Créditos: Divulgação/Caixa

Quem tem direito ao Auxílio Taxista?

O Auxílio Taxista prevê também pagamento mensal aos beneficiários de R$ 1 mil até dezembro de 2022. Para receber o benefício, o taxista deve estar registrado na prefeitura de sua cidade até o dia 31 de maio deste ano, titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que se enquadram aos mais de critérios definidos na Portaria MTP nº 2.162, de 27 de julho de 2022.

As inscrições puderam ser feitas somente pelas prefeituras.

Veja o calendário do benefício até o final do ano:

Créditos: Divulgação/Caixa
Créditos: Divulgação/Caixa

Como movimentar os valores dos auxílios?

O pagamento é feito pela conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome do titular do benefício.

Através do aplicativo Caixa Tem, o beneficiário poderá comprar, transferir e sacar os valores.

Pelo aplicativo também é possível realizar pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, ou então transferir os valores pelo Pix.

Maiores informações, basta ligar para a Central de Atendimento Alô Trabalho, no número 158, ou então pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão pelo número 111 e pelo site da Caixa, na opção benefícios.