Já está em andamento o calendário de saque e transferência da 2ª parcela do Auxílio Emergencial 2021. O cronograma do Ciclo 2 de pagamento foi antecipado pelo governo, permitindo com que o crédito em conta da segunda parcela fosse realizado para todos os grupos até o final de maio. A portaria publicada pelo Ministério da Cidadania também autorizou a antecipação do saque e transferência da 2ª parcela, que antes estava prevista para 08 de junho e foi adiantada para 31 de maio.

O benefício que será pago em quatro parcelas para 40 milhões de brasileiros teve novo calendário com datas de todas as parcelas que vão durar até julho. Assim, ainda em abril foi possível saber quando seria creditada a 2ª parcela do Auxílio 2021 e quando esse valor ficaria disponível: a partir de 16 de maio.

O governo federal decidiu não abrir um novo prazo para cadastramento do Auxílio 2021, de forma que o benefício será pago somente para quem recebeu alguma parcela do Auxílio original ou extensão em dezembro de 2020. Para decidir quem terá direito às novas parcelas, a Dataprev utilizou 24 bases de dados para checar se os cadastros se enquadram nas novas regras do Auxílio 2021. A consulta de quem foi aprovado para receber está disponível no portal da Dataprev - consultaauxilio.dataprev.gov.br.

É importante lembrar que a Dataprev juntamente com o Ministério da Cidadania continuará checando mensalmente todos os cadastros aprovados antes de realizar um novo pagamento, para garantir que o dinheiro não seja recebido por quem não se encaixa nas regras previstas em lei.

Assim, Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União farão a verificação dos dados e de possíveis fraudes. Segundo o Ministério da Cidadania, para continuar recebendo o Auxílio Emergencial 2021 o cidadão não pode:

  • ter adquirido vínculo de emprego formal;
  • estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
  • ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos - Sisobi ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza; ou
  • estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.

Dessa forma, mesmo que o beneficiário já tenha recebido a 1ª parcela do Auxílio Emergencial, o benefício será cancelado se os órgãos do governo encontrarem alguma inconsistência nos dados informados pelo cidadão na segunda rodada de pagamentos.

Calendário da 2ª parcela vai até 17 de junho

A segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021 começou a ser creditada em conta poupança digital no dia 16 de maio, conforme já estava previsto, para inscritos no Cadastro Único, trabalhadores informais, MEIs e desempregados. Contudo, o novo calendário da segunda parcela adiantou o pagamento em conta digital para os nascidos entre fevereiro e dezembro, além de antecipar o saque e transferência para todos os beneficiários.

A Caixa Econômica Federal liberou o último pagamento da 2ª parcela em 30 de maio e no dia seguinte, 31/05, já deu início ao calendário de saque começando pelos nascidos em janeiro. Com a antecipação das datas, todos os grupos conseguirão fazer a retirada do dinheiro até a metade de junho. Pelo cronograma anterior, os saques se estenderiam até 08 de julho.

Confira como ficou a tabela de pagamento da segunda parcela do Auxílio 2021:

Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
Janeiro 16 de maio 31 de maio (antes 08 de junho)
Fevereiro 18 de maio (antes 19 de maio) 01 de junho (antes 10 de junho)
Março 19 de maio (antes 23 de maio) 02 de junho (antes 15 de junho)
Abril 20 de maio (antes 26 de maio) 04 de junho (antes 17 de junho)
Maio 21 de maio (antes 28 de maio) 08 de junho (antes 18 de junho)
Junho 22 de maio (antes 30 de maio) 09 de junho (antes 22 de junho)
Julho 23 de maio (antes 02 de junho) 10 de junho (antes 24 de junho)
Agosto 25 de maio (antes 06 de junho) 11 de junho (antes 29 de junho)
Setembro 26 de maio (antes 09 de junho) 14 de junho (antes 01 de julho)
Outubro 27 de maio (antes 11 de junho) 15 de junho (antes 02 de julho)
Novembro 28 de maio (antes 13 de junho) 16 de junho (antes 05 de julho)
Dezembro 30 de maio (antes 16 de junho) 17 de junho (antes 08 de julho)


Com o dinheiro no Caixa Tem o beneficiário poderá pagar boletos e contas, fazer compras com cartão de crédito virtual e pagar compras feitas no comércio utilizando o aplicativo na maquininha. Já o saque e transferência do valor só estará disponível após mais de 20 dias da data do depósito.

No entanto, é possível ter acesso aos valores do auxílio emergencial de forma antecipada. Nos pagamentos anteriores os beneficiários descobriram como transferir e até mesmo sacar as parcelas antes da data. A técnica já foi realizada no ano passado e é uma forma simples de ter acesso ao dinheiro, basta ter uma conta em banco digital.

Utilizando a conta em banco digital o usuário pode fazer um depósito por boleto, que consiste em gerar um boleto pelo aplicativo do banco digital que poderá ser pago pela Poupança Social Digital no aplicativo Caixa Tem. Diversos bancos digitais como Nubank, Banco Inter, Original, BS2 e C6 oferecem esse tipo de serviço e na maioria deles é feito sem cobrança de tarifa. Depois de pago, o boleto é compensado em até 2 dias o dinheiro estará na sua conta. Aí, você poderá sacá-lo nos caixas 24h (dependendo do banco há tarifas) ou ainda transferí-lo para uma conta em algum outro banco físico e sacar os valores.

- Veja como antecipar o saque do Auxílio Emergencial gerando boleto bancário

Outra forma de antecipar o acesso ao valor é por meio de transferência para contas do PicPay, Mercado Pago ou PagBank. Basta criar um Cartão de Débito Virtual da sua poupança digital (onde você recebeu o auxílio emergencial) e ter uma conta em alguma fintech de carteira digital (PicPay, Mercado Pago ou PagBank).

- Confira o passo a passo para transferir o Auxílio para o Mercado Pago ou PicPay

Calendário da 2ª parcela para o Bolsa Família

Para o público do Bolsa Família tudo permaneceu igual. Os inscritos receberam a segunda parcela do Auxílio Emergencial de acordo com o calendário do programa para o mês de maio. Para este grupo o saque e transferência já fica disponível na data em que o valor é depositado em conta.

Os primeiros a receberem a 2ª parcela serão os beneficiários com NIS final 1, no dia 18 de maio. Os pagamentos seguiram até o dia 31/05, quando recebeu o último grupo. Veja as datas completas:

Dígito final do NIS Data de pagamento
1 18 de maio
2 19 de maio
3 20 de maio
4 21 de maio
5 24 de maio
6 25 de maio
7 26 de maio
8 27 de maio
9 28 de maio
0 31 de maio


As famílias beneficiárias ficarão sabendo do recebimento do Auxílio Emergencial 2021 por meio de uma mensagem específica no extrato de pagamento do Programa. Para as famílias inscritas no programa, o pagamento será realizado em nome do responsável familiar que esteja na base de dados do Cadastro Único em 13 de março de 2021, ainda que o auxílio seja concedido a outro integrante da sua família.

As novas parcelas do Auxílio 2021 podem ser movimentadas pelo aplicativo CAIXA Tem ou sacadas por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou caixas eletrônicos da CAIXA. Se sua família recebe o benefício por depósito em conta bancária, inclusive pela poupança social digital, o auxílio emergencial 2021 será depositado na mesma conta.