Os beneficiários do Auxílio Brasil devem receber ainda neste mês de junho o cartão do Auxílio Brasil. O programa criado pelo governo federal em 2021 passou a substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, mas a maior parte das famílias inscritas ainda não possui o novo cartão físico para receber o benefício.

O Auxílio Brasil passou a vigorar em novembro do ano passado e o Ministério da Cidadania redirecionou cerca de 14 milhões de famílias que recebiam o Bolsa Família automaticamente para o novo programa.

Dessa forma, os beneficiários que se enquadravam nas regras não precisaram passar por uma nova etapa de inscrição e o recebimento dos valores permaneceu igual, via cartão do Bolsa Família e Cartão Cidadão.

Já as novas famílias que ingressaram no programa social a partir de janeiro de 2022 receberam em casa o cartão do Auxílio Brasil. Entre janeiro e junho, na última folha de pagamento, mais de 3 milhões de novos beneficiários foram considerados aptos a receber o benefício de R$ 400.

Cartão do Auxílio Brasil será entregue em junho

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o governo federal deve iniciar em breve a distribuição dos cartões do Auxílio Brasil para milhões de brasileiros. O parlamentar, que é filho e também coordenador de campanha do presidente da República, enxerga a substituição do cartão utilizado pelas famílias para receber o benefício de R$ 400 como estratégia para impulsionar a popularidade de Jair Bolsonaro, que está em busca da reeleição.

O Auxílio Brasil é considerado um dos carros-chefes na campanha do atual presidente e, por isso, o governo busca dissociar o programa do antigo Bolsa Família, marca ainda forte do período em que o país foi governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e que contribui para a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva, adversário de Bolsonaro nas eleições de 2022.

Como a maioria das famílias ainda utilizam o cartão antigo para receber os valores, dificultando a distinção entre os dois programas.

Para isso, o governo deve investir pelo menos R$ 130 milhões para emitir cerca de 7,14 milhões de cartões do Auxílio Brasil. Ainda assim, mais da metade das famílias deve seguir sacando o benefício com o cartão do Bolsa Família. "Em 10 a 15 dias vai começar a resolver. Quando troca o programa, troca o cartão, como é com plano de saúde", disse Flávio Bolsonaro.

A equipe técnica do Ministério da Cidadania tem percorrido diversas cidades do país com a Jornada Auxílio Brasil, evento que destaca as ações de assistência social e debate sobre os programas de transferência de renda do governo federal.

Na edição realizada em Montes Claros (MG), em 14 de junho, o secretário executivo da pasta, Luiz Galvão, reforçou que as famílias atendidas pelo programa estão sendo bancarizadas por meio da substituição dos cartões sociais, que agora terão chip e poderão ser usados direto em estabelecimentos comerciais.

"A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local", esclareceu Galvão.

Como receber o cartão do Auxílio Brasil?

A família que foi aprovada para receber o Auxílio Brasil não precisa fazer a solicitação do cartão social. O Ministério da Cidadania ficará encarregado de localizar os beneficiários e enviar via Correios as orientações gerais sobre o programa e a corerspondência com o Cartão do Auxílio Brasil.

Assim, a família receberá em sua residência o novo cartão do programa. O endereço para onde será enviada a correspondência é o mesmo cadastrado no Cadúnico. Por isso, é fundamental que o Responsável Familiar mantenha o cadastro da família atualizado.

Enquanto não recebem o novo cartão, as famílias podem seguir recebendo o benefício pelo Cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, agências da Caixa e correspondentes Caixa Aqui.

Saque do Auxílio Brasil sem cartão

É importante lembrar que o beneficiário possui o prazo de 120 dias para movimentar os valores recebidos pelo Auxílio Brasil. As famílias que recebem a parcela pelo Caixa Tem podem realizar o pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, compras com cartão virtual, pagamentos via QR Code e transferências via pix diretamente pelo app.

Além dessas alternativas, o beneficiário também poderá fazer o Saque sem cartão pelo aplicativo Caixa Tem.

Para isso, basta estar com o celular onde o Caixa Tem está instalado no momento do saque e escolher a opção Saque sem Cartão. Depois, clique em "gerar código de saque" e realize a retirada do dinheiro em até uma hora, já que o código gerado no aplicativo perderá a validade após esse período. Então, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção Gerar código para saque.
  2. O aplicativo irá informar então que o beneficiário deve estar em frente a um caixa eletrônico, atendente lotérico ou correspondente Caixa Aqui antes de continuar. Isso porque o código que irá ser gerado tem validade de uma hora e caso não finalize o saque dentro desse tempo o processo terá que ser realizado novamente do início.
  3. Se você já está no local em que irá realizar o saque em dinheiro aperte na opção Gerar Código.
    Pronto! O código autorizador de saque será gerado e basta digitá-lo no caixa eletrônico ao fazer a operação.
  4. No visor do caixa eletrônico terá a opção Saque Auxílio Emergencial. Em seguida, deverá ser preenchido o número do CPF do beneficiário. Digite e tecle na opção Continuar.
  5. O caixa eletrônico irá então solicitar o código de seis números gerado no aplicativo. Digite e tecle Continuar.