O aplicativo desenvolvido pela Caixa Econômica Federal passou a centralizar o pagamento de diversos benefícios sociais desde o início da pandemia. Além do Auxílio Emergencial, os brasileiros passaram a receber também o abono Pis/Pasep, o saque FGTS, o Auxílio Brasil e o Vale Gás nacional pelo app Caixa Tem.

Com o aumento do público que utiliza o Caixa Tem para receber algum auxílio do governo federal também surgiram alguns problemas, como alguns momentos em que o Caixa Tem está fora do ar, erro de conta não localizada, muitos CPFs cadastrados no celular e acesso não liberado. Veja neste post como resolver essas situações.

Caixa Tem bloqueado, como liberar o acesso?

Existem diversas situações que podem gerar o bloqueio da conta no aplicativo Caixa Tem. Entre as mais comuns estão os problemas com os dados do cadastro, o uso do mesmo aparelho celular para acessar diferentes contas e o cadastro do mesmo CPF em diversos celulares diferentes.

Ao acessar o aplicativo Caixa Tem muitos beneficiários encontraram o aviso "É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência". A mensagem é exibida quando a Caixa identifica problemas nos cadastros dos usuários, como divergências nas informações preenchidas.

Para resolver o problema o usuário deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal com seu documento de identificação para pedir a regularização do cadastro. Não há como corrigir pelo app e esta é uma medida de segurança para evitar golpes.

O bloqueio do Caixa Tem também pode ocorrer nos casos em que a pessoa possui muitos CPFs cadastrados no mesmo aparelho celular. Ao longo dos pagamentos do Auxílio Emergencial o banco identificou diversas ações de grupos hackers que utilizavam a possibilidade de cadastrar mais de uma conta Caixa Tem no mesmo celular, o que facilitou a aplicação de golpes relacionados ao pagamento dos benefícios.

Com o passar do tempo, o banco foi reforçando a segurança do aplicativo para evitar as tentativas de golpes e passou a dificultar o login de mais uma conta Caixa Tem no mesmo telefone celular. Contudo, a medida complicou o acesso para aqueles beneficiários que já haviam realizado o acesso em diversos aparelhos.

Segundo a Caixa, agora existe um limite de quantidade de pessoas que podem acessar o Caixa Tem usando o mesmo celular. Se a sua conta foi bloqueada por este motivo, basta procurar uma agência da Caixa e solicitar a exclusão dos CPFs que não irão mais acessar o app no seu celular. Para concluir essa ação será necessário apresentar documento de identificação pessoal e o número do CPF que será excluído.

Por outro lado, o bloqueio também pode ocorrer quando o CPF da pessoa estiver cadastrado em mais de um celular. A solução para esse problema também é comparecer a uma agência com documento de identificação pessoal para solicitar a exclusão dos celulares que não usará mais para acessar o Caixa Tem.

Além das agências da Caixa, os erros na conta do Caixa Tem podem ser solucionados comparecendo em uma das 13 mil lotéricas espalhadas pelo país, apresentando um documento pessoal (RG ou CNH) e o celular no qual o aplicativo está instalado.

Em casos mais simples, a Caixa Econômica Federal também permite o desbloqueio do Caixa Tem enviando os documentos pelo Whatsapp da Caixa. O prazo para regularização do acesso ao Caixa Tem é de 48 horas após a comprovação dos dados.

Caso não funcione, o usuário terá que ir pessoalmente em uma agência da Caixa levando documento de identificação e solicitar a autorização do dispositivo.

Recuperar senha no Caixa Tem

Se o acesso ao aplicativo estiver impedido porque o usuário esqueceu a sua senha do Caixa Tem o problema é mais fácil de resolver. A recuperação da senha pode ser feita pelo celular sem precisar procurar o atendimento em agências ou lotéricas.

Confira como recuperar a senha do Caixa Tem no passo a passo abaixo:

  1. Com o aplicativo Caixa Tem aberto, clique em Entrar;
  2. Digite o número do seu CPF e clique em Próximo;
  3. Na próxima tela, escolha a opção "Recuperar Senha";
  4. Informe novamento o seu CPF e clique em "Continuar";
  5. O aplicativo vai mostrar a seguinte mensagem na tela "Em breve você receberá instruções no e-mail cadastrado". Se não localizar a mensagem na Caixa de Entrada do seu e-mail, lembre-se de verificar também na pasta Spam;
  6. Ao abrir o seu e-mail, procure pelo assunto "Redefinição de Senha" enviado por Login Caixa;
  7. Clique em "Link para redefinir credenciais" e cadastre uma nova senha. A senha do Caixa Tem deverá ser numérica e ter pelo menos 6 dígitos. O aplicativo também não irá aceitar que você cadastre o seu CPF ou data de nascimento como senha.
  8. Repita novamente a nova senha criada e clique em Continuar.