O presidente do banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, confirmou que o banco deverá oferecer a linha do consignado do Auxílio Brasil. No momento, eles esperam ainda por um processo de regulamentação do texto do projeto no Ministério da Cidadania para então oferecer os valores.

A sanção presidencial ocorreu no dia 4 de agosto, mas o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi iniciado em nenhuma instituição financeira. No dia 11 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que estabelece as regras de amortização do consignado para as famílias do Auxílio Brasil. Contudo, o início do empréstimo depende ainda de portaria do Ministério da Cidadania.

O chefe da pasta da Cidadania já havia confirmado a previsão de início do consignado do Auxílio Brasil para agosto. Agora, a informação foi reforçada pelo ministro em live promovida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Posicionamento dos bancos sobre empréstimo para público do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal confirmou que vai oferecer o consignado do Auxílio Brasil. De acordo com a presidente da instituição, Daniella Marques, a ideia é oferecer taxas de juros reduzidas. Ainda de acordo com Daniella, a intenção da Caixa é oferecer a menor taxa possível do mercado.

Já o Bradesco anunciou que não oferecerá o crédito. Segundo o presidente do banco, Lazari Júnior, por se tratar de pessoas vulneráveis e não de aposentados ou pensionistas, o banco não vai operar nessa carteira.

Seguindo a mesma linha do Bradesco, o Itaú/Unibanco, também não oferecerá o consignado do Auxílio Brasil. Conforme o presidente do banco, Milton Maluhy Filho, o banco preferiu não operar seja pelo perfil do público, que é vulnerável, seja pela temporariedade do benefício e a mudança que ocorre mês a mês.

A Safra Financeira inclusive já abriu um pré-cadastro para interessados que queiram acessar a linha de crédito. No entanto, os valores disponíveis e a taxa de juros ainda não foii divulgada. O prazo máximo para pagamento do empréstimo com recursos recebidos do Auxílio Brasil é de 2 anos.