As famílias em condição de vulnerabilidade do Brasil comemoram a abertura oficial do novo programa Gás do Povo. Com o objetivo de fornecer gás de graça a camada mais pobre da população nacional, o benefício foi reformulado e tem mudanças importantes em relação ao até então Auxílio-Gás.
E o primeiro ciclo oficial de distribuição inicia já nesta semana de 24 de novembro. Vale lembrar que, nesta primeira fase da nova versão do programa, algumas capitais brasileiras receberão a disponibilidade de atendimento aos beneficiários.
A previsão feita pelo Governo Federal e pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social), é de que já neste ciclo de abertura, 1 milhão de famílias de todo o país tenham direito ao recebimento.
Gás do Povo; Quem recebe a recarga do botijão em novembro?
O processo de reformulação e transição do Auxílio Gás para o Gás do Povo tem previsão de ser trabalhado até março de 2026. Neste primeiro ciclo, em novembro, dez capitais do Brasil foram incluídas e desde esta segunda-feira (24), podem realizar a recarga do botijão de gás de forma gratuita em pontos credenciados. As capitais incluídas nesta primeira fase são:
- Belo Horizonte (MG);
- Salvador (BA);
- Fortaleza (CE);
- Goiânia (GO);
- Belém (PA);
- Recife (PE);
- Teresina (PI);
- Natal (RN);
- Porto Alegre (RS);
- São Paulo (SP)
Vale lembrar que a operação do programa será feita pela CAIXA. Com isso, o banco será responsável por garantir a distribuição dos vale-cargas.
Quais as regras do Gás do Povo?
A principal regra de seleção do Gás do Povo é o limite de renda. Por isso, o programa é para ter direito ao recebimento das recargas, é necessário que o cidadão seja membro de uma família inscrita no Cadastro Único com renda per capita mensal de até 1/2 salário mínimo (R$ 759).
Será concedida prioridade para as famílias que se encontram como beneficiárias ativas do Bolsa Família, bem como já acontecia com o Auxílio-Gás, no antigo formato.
Por fim, outra regra é a manutenção da inscrição no Cadastro Único para que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses.
A quantidade anual de botijões disponibilizados também varia de acordo com a composição de cada família:
- Famílias compostas por 2 ou 3 pessoas: Repasse de 4 botijões por ano;
- Famílias compostas por 4 ou mais pessoas: Repasse de 6 botijões por ano
Como a retirada do botijão de gás será feita?
Como já abordado acima, a principal mudança com a reformulação do programa é a maneira com que o benefício é disponibilizado para as famílias.
Enquanto no Auxílio-Gás havia o pagamento do valor médio do botijão, agora é necessário que o próprio beneficiário faça a retirada em pontos credenciados. Será feito o repasse de um voucher, que pode ser nos seguintes formatos:
- Cartão do programa com chip e senha;
- Cartão de débito de conta CAIXA e senha;
- Retirada através da apresentação do CPF e código de confirmação enviado para o celular
Para representar o botijão repassado pelo programa, haverá a colocação de um rótulo específico do Gás do Povo.
A estimativa feita pelo Governo Federal é de que em março do ano que vem, quando o programa for totalmente colocado em prática, o número de famílias atendidas possa superar os 15 milhões.