Cerca de 800 mil trabalhadores ainda podem solicitar o saque do abono salarial Pis/Pasep em maio de 2022. A Caixa divulgou dados dos brasileiros com valores ainda disponíveis para resgate na semana passada.

O dinheiro esquecido no banco é referente a calendários anteriores e segue liberado, conforme a Resolução nº 838 que assegura ao trabalhador o prazo de 5 anos para sacar os valores do abono salarial no valor de até um salário mínimo.

Este grupo que ainda tem os valores disponíveis para saque é formado por:

  • 320.423 trabalhadores que podem receber o abono referente ao calendário de 2019. Segundo a Caixa, mais de R$ 208,5 milhões estão disponíveis para saque.
  • 478.724 trabalhadores que ainda podem sacar o abono do calendário de 2020 - 125.624 que não sacaram o PIS e outros 353.100 com direito ao saque do PASEP.

Inicialmente, o novo saque do Pis/Pasep de 2019 seria liberado a partir de 8 de fevereiro, quando teve início o calendário de pagamento do abono ano-base 2020. Contudo, o Ministério do Trabalho decidiu adiar o prazo e separar os dois pagamentos, liberando o mais tarde.

O calendário do abono Pis/Pasep de 2019 iniciou em julho de 2020 e seguiu até março de 2021. O prazo para retirar o dinheiro foi até 30 de junho de 2021.

Consulta do Pis/Pasep no aplicativo

A consulta pelo CPF a quem tem direito e ao valor do abono pode ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital - download disponível pelas plataformas Android e IOS; ou ainda ainda por meio do app Caixa Trabalhador, que também traz informações sobre os valores.

Ao acessar a seção consultar Abono Salarial o app permite que o trabalhador selecione o ano desejado e confira informações sobre o abono de cada período a que tem direito.

Também está disponível para consulta os dados sobre o pagamento do abono ano-base 2020 e, caso não possua direito, os motivos que impediram o pagamento.

Já para fazer a solicitação do saque do abono salarial de 2019 o trabalhador poderá ligar para a central de atendimento Alô Trabalho no número 158 ou ir de forma presencial em uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência para pedir a abertura de recurso administrativo para reenvio do valor à Caixa ou ao Banco do Brasil.

O pedido do saque do abono salarial esquecido também pode ser feito por e-mail enviando o pedido de recurso administrativo para o endereço [email protected], basta substituir as letras "uf" pela sigla do estado onde o trabalhador habita.

Quem recebe o Pis/Pasep

Tem direito ao abono salarial pago todos os anos, o trabalhador precisa estar enquadrado nas seguintes regras:

  • Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS;
  • Ter recebido de empregador pessoa jurídica remuneração média de até dois salários mínimos (R$ 2.090) no período trabalhado no ano-base;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base;
  • Constar na RAIS - Relação Anual de Informações Sociais - pertinente ao ano-base.

Quem não tem direito ao PIS

Algumas categorias não têm direito ao abono salarial. Veja quem não recebe o abono:

  • o empregado doméstico;
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

A Caixa ainda não divulgou o cronograma para depósito do abono salarial do ano-base 2021. Os valores devem ser liberados em conta corrente ou poupança do banco após a definição do Codefat até o final do ano.