O governo federal confirmou o novo calendário do Vale-Gás para o mês de agosto. As novas datas de depósito para mais de 5 milhões de famílias foram antecipadas com a publicação da Instrução Normativa nº 18, na última segunda-feira (25), no Diário Oficial da União.

Normalmente, o benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o calendário do Auxílio Brasil. Para a próxima parcela, que terá o valor integral do botijão GLP 13kg, o governo decidiu antecipar para a primeira quinzena e os pagamentos vão cair na conta entre os dias 9 e 22 de agosto.

A antecipação do vale gás deve ocorrer somente no próximo mês, visto que a instrução normativa publicada pelo Ministério da Cidadania determina que os calendários de setembro, outubro, novembro e dezembro permaneçam conforme as datas originais.

O tema já vinha sendo assunto na imprensa após o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ter afirmado os esforços do governo em antecipar o pagamento da primeira parcela de R$ 600 do Auxílio Brasil.

"Colocamos como data ideal 9 de agosto e estamos fazendo todo esforço do mundo para que a gente consiga cumprir essa data. Se não for, vai ser por um ou dois dias no máximo, mas a data que estamos trabalhando para que todos tenham acesso a esse recurso será dia 9", declarou o ministro.

Novo calendário do Auxílio Gás

Com a mudança nas datas, as famílias beneficiários do programa Auxílio Gás dos Brasileiros vão receber a próxima parcela do benefício daqui duas semanas, com início na terça-feira (9).

O cronograma continua até 22 de agosto com depósito a cada dia útil para um novo grupo, com exceção dos finais de semana quando não há pagamentos, mesma dinâmica utilizada nos últimos meses.

Veja abaixo o calendário antecipado do Vale Gás em agosto

  • 9 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 1;
  • 10 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 2;
  • 11 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 3;
  • 12 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 4;
  • 15 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 5;
  • 16 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 6;
  • 17 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 7;
  • 18 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 8;
  • 19 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 9;
  • 22 de agosto: depósito do benefício para inscritos com NIS final 0;

O Ministério da Cidadania deve divulgar em breve a lista de beneficiários aprovados para receber o vale gás em agosto. Ainda não se sabe ao certo se, com a inclusão de novas famílias no programa Auxílio Brasil, o público do auxílio gás será ampliado ou se permanecerá o mesmo da última rodada (junho) - que foi de 5,69 milhões de famílias.

Para descobrir se a família foi considerada aprovada para receber o benefício o integrante pode fazer a consulta pelo CPF no aplicativo do Auxílio Brasil. Como o benefício para compra de gás é pago para as famílias beneficiadas pelo programa, o governo abrangeu a consulta ao Vale Gás dentro do app do Auxílio Brasil.

Importante: o governo não lançou uma versão oficial específica para consulta do vale gás. Portanto, o beneficiário deve ficar de olho na hora de fazer o download e utilizar apenas o aplicativo do Auxílio Brasil ou canais oficiais do governo para consulta.