No próximo dia 5 de maio, milhões de candidatos terão a oportunidade de disputar as 6.640 vagas oferecidas no Concurso Nacional Unificado (CNU), um dos maiores processos seletivos para o serviço público já realizados no Brasil.

Em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Cesgranrio divulgou os horários de abertura e fechamento dos portões, assim como o início e a duração das provas, nesta sexta-feira (5/4).

A informação serve para que candidatos evitem atrasos e garantam uma participação tranquila no certame, que será realizado simultaneamente em 228 cidades do país.

Horários e modalidades de prova CNU

Confira abaixo os horários das provas do Concurso Nacional Unificado, de acordo com o bloco escolhido:

  • Turno Matutino:
    • Abertura dos portões: 7h30
    • Fechamento dos portões: 8h30
    • Início da aplicação: 9h
    • Duração da prova: 2h30

Neste turno, os candidatos inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico.

Já para o bloco de nível médio (bloco 8), serão 20 questões objetivas e uma redação no período da manhã.

  • Turno Vespertino:
    • Abertura dos portões: 13h
    • Fechamento dos portões: 14h
    • Início da aplicação: 14h30
    • Duração da prova: 3h30

À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Enquanto isso, os inscritos no bloco de nível médio realizarão mais 40 questões objetivas.

Logística e segurança

A realização do CNU demandou uma logística robusta e medidas de segurança coordenadas entre diversos órgãos. Em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais, foram estabelecidos protocolos para garantir a integridade do processo seletivo em todas as suas etapas.

Para evitar transtornos na etapa de provas objetivas, o MGI solicitou aos municípios de aplicação que cancelassem eventos de grande porte na mesma data, para não causar transtornos no deslocamento dos candidatos.

Além disso, o MGI, em colaboração com a Fundação Cesgranrio, está monitorando diariamente todas as fases do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados.

Essa supervisão é reforçada pela experiência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acumulada ao longo de 25 anos de aplicação do Enem, que serviu como inspiração para o CPNU.

Concurso Unificado: novos locais de prova

Devido ao grande interesse dos participantes pelo certame, a Comissão Organizadora do CNU decidiu ampliar a lista de cidades de aplicação das provas. Agora, o número de municípios contemplados subiu para 228, incluindo oito novas localizadas em Goiás e no entorno do Distrito Federal.

Essa expansão visa distribuir melhor os candidatos e atender à demanda daqueles que residem em áreas próximas aos novos locais de prova.

As oito novas cidades adicionadas à lista de aplicação das provas são: Águas Lindas de Goiás/GO; Cidade Ocidental/GO; Formosa/GO; Luziânia/GO; Novo Gama/GO; Santo Antônio do Descoberto/GO; Planaltina/GO; Valparaíso de Goiás/GO.

Com essa ampliação, os candidatos terão mais opções de locais de prova, facilitando o acesso e contribuindo para uma participação mais tranquila no CPNU.