O Ministério da Economia publicou uma Portaria no Diário Oficial da União, na última quarta-feira (22), que dá autorização ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratar 35 pessoas por meio de Processo Seletivo Simplificado.

30/01/2020
05/02/2020
08/03/2020
R$ 2.100,00
35
10/03/2020
Anexos

Além destas vagas, haverá um grande processo seletivo aberto em fevereiro para 225 mil vagas, 196 mil delas para Recenseadores. As inscrições vão até março.

As 35 novas vagas serão distribuídas entre os seguintes cargos: Agente Censitário Municipal (1), Agente Censitário Supervisor (4) e Recenseador (30). Os vencimentos em questão ainda não foram divulgados.

O prazo para a publicação do edital é de até 6 meses a contar do dia da publicação da Portaria, ou seja, o edital deve sair até julho de 2020.

Então, os interessados nas vagas já devem começar a estudar pois o edital do Processo Seletivo poderá ser publicado a qualquer momento.

O Censo Demográfico

Os nomeados irão trabalhar, de forma temporária, nos testes de homologação do tão aguardado Censo Demográfico da população que acontecerá em 2020.

O Censo Demográfico é um evento muito importante que acontece a cada dez anos. Trata-se de uma pesquisa a nível nacional que teve início em 1808 exclusivamente para atender a interesses militares. No entanto, conforme as trocas de governos e a inserção de novas tecnologias, o Censo Demográfico se tornou um poderoso instrumento para o estudo e a mensuração de diversas informações sobre a população do Brasil, extraindo dados que servem de base para a avaliação da vivência do povo, das ações dos governos, assim como para a elaboração de políticas públicas.

Neste ano, o Censo está previsto para iniciar em agosto e terminar em outubro e isso explica as previsões para a contratação de pessoal já que, para realizar o Censo Demográfico em si, o IBGE deverá contratar mais de 234 mil pessoas.

A contratação de 35 profissionais

Ainda de acordo com a Portaria publicada pelo Ministério da Economia, os contratos dos nomeados no Processo Seletivo terão duração de até dois meses com possibilidade de prorrogação de forma que a permanência no órgão não ultrapasse quatro meses.

Os interessados em tais vagas do IBGE realmente precisam partir para os estudos pois o órgão tem autorização para iniciar as contrações a partir de fevereiro de 2020.