A Petrobras promove em dezembro uma nova seleção de pessoal por meio de processo seletivo simplificado que tem 236 vagas no programa Jovem Aprendiz (PPJA). Os estudantes interessados nas vagas irão atuar nos municípios de Pilar (AL), São Miguel dos Campos (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Ipojuca (PE), Mossoró (RN), Natal (RN), Paulínia (SP), Santos (SP), Aracaju (SE), Japaratuba (SE) e Laranjeiras (SE). O local de estágio deve ser escolhido no ato da inscrição.

03/12/2020
12/12/2020
R$ 1.045,00
236
Anexos

As oportunidades são para inclusão dos aprendizes, por meio de sua qualificação social e profissional, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho.

As vagas são para estudantes dos cursos profissionalizantes de Técnico em Administração, Assistente Administrativo, Técnico em Eletromecânica, Operador de Suporte Técnico de Apoio ao Usuário de Informática, Assistente de Logística, Auxiliar de Logística, Mecânico Industrial, Aprendizagem Industrial em Tecnologia da Informação e Comunicação e Eletricidade Industrial.

Para se inscrever, é necessário ter entre 14 anos e 22 anos, além de estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, dependendo da vaga. O participante deve ser de baixa renda e estar cadastrado no CAD Único do Governo Federal, e ser beneficiário de programas sociais de âmbito Federal, Estadual ou Municipal.

Os candidatos que forem admitidos pela Petrobras na qualidade de aprendizes receberão:

  • Um salário mínimo integral (R$ 1.045,00);
  • Vale-transporte;
  • 13º salário;
  • Férias;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), nos termos do disposto pelo art. 67 do Decreto nº 9.579/18;
  • Possibilidade de adesão à assistência previdenciária da Petrobras - PETROS

O contrato de aprendizagem será celebrado por prazo determinado com a duração de 18 meses consecutivos e anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Inscrições abertas em dezembro

As inscrições na seleção devem ser realizadas até as 23h59min do dia 12 de dezembro de 2020, pela internet, por meio do site https://jobs.kenoby.com/ppja. A inscrição será gratuita. O candidato deverá optar, no ato da inscrição, pelo curso e pela UF/Localidade para a qual deseja concorrer.

No ato da inscrição os candidatos deverão anexar os seguintes documentos:

  1. Carteira de identidade;
  2. CPF;
  3. Certidão de nascimento ou de casamento;
  4. Título eleitoral para maiores de 18 anos;
  5. Comprovante de votação e/ou certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral, relativos à última eleição, os maiores de 18 anos;
  6. Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
  7. Quitação com o serviço militar reservista para candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos (não será aceito o Certificado de Alistamento Militar - CAM);
  8. Certidão de nascimento dos(as) filhos(as), se possuir e caso estes(as)tenham menos de 18 anos;
  9. Autorização para inscrição e participação no Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) assinado pelo responsável, quando o(a) candidato(a) for menor de 18 anos;
  10. Carteira de identidade e CPF do responsável legal, quando o(a) candidato(a) for menor de 18 anos;
  11. Comprovante de residência atualizado no nome do(a) candidato(a) ou do responsável legal;
  12. Declaração de matrícula e frequência escolar (ano letivo 2020);
  13. Histórico escolar do último ano letivo concluído;
  14. Comprovante de que é beneficiário(a) de programas sociais do governo federal, estadual ou municipal, quando for o caso;
  15. Número de telefone pessoal ou do responsável legal;
  16. E-mail pessoal ou do responsável legal;
  17. Fotografia 3×4 tirada nos últimos 2 (dois) anos;
  18. Opção pelo uso do nome social, caso assim deseje;
  19. Documentos para comprovação de pertencimento a um dos grupos de reserva de cotas.

Provas

O processo de recrutamento e seleção para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz será constituído das seguintes etapas:

  • Inscrição;
  • Análise documental (classificatória);
  • Avaliação médica;
  • Admissão.

Os candidatos serão classificados de acordo com a média aritmética das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, da maior para a menor, com base no último histórico escolar do candidato.

Os convocados passarão por aulas de capacitação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e desenvolverão atividades de prática profissional, em jornada de trabalho de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira.

A Análise Documental vai de 3 de dezembro de 2020 a 2 de janeiro de 2021 e o resultado sai no dia 12 de janeiro de 2021. Já o resultado final está previsto para 19 de janeiro de 2021.

Veja mais no edital da seleção:

Anexos