Boa notícia aos concurseiros fluminenses. A Câmara Municipal de São Gonçalo realizou nesta última semana uma audiência pública da Comissão Permanente de Segurança Pública da casa legislativa que contou com a presença do Secretário Municipal da pasta, Felipe Brito. Na oportunidade, o Secretário afirmou que o concurso para a Guarda Municipal de São Gonçalo será realizado.

22/05/2020
02/08/2020
16/08/2020
R$ 3.506,47
160
16/08/2020
Anexos

"Mesmo com as dificuldades de quando assumimos, avançamos. A guarda vai receber novas viaturas e vamos realizar um concurso público para 150 vagas entre efetivos e cadastro de reserva. Vamos aumentar cerca de 50% do efetivo. Qual corporação aumenta em 50% seu efetivo? Trabalhamos em parceria com o 7° BPM e conseguimos dar uma sensação de mais segurança à cidade", disse o Secretário.

Vale lembrar que em fevereiro deste ano, o Prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci (Cidadania), já havia anunciado que a Prefeitura iria abrir novo concurso e que o edital teria as 150 vagas para Guardas Municipais. Ainda, em agosto, o mesmo prefeito nomeou a comissão responsável pelo estudo do novo concurso para a Guarda Municipal.

Último concurso

O último concurso para a Guarda Municipal de São Gonçalo ocorreu no ano de 2011. Na oportunidade foram ofertadas 50 vagas para o cargo de Guarda Municipal. O cargo exige apenas ensino médio completo. A remuneração do cargo, no último concurso, era de um salário mínimo, mais gratificações.

A última seleção para o cargo teve etapas de prova objetiva e exame de capacidade física. No teste físico foram cobrados os exercícios de: Flexão e extensão de braços e
antebraços; Teste de Sinuosa; e teste de Corrida / Caminhada de Resistência Aeróbia

- Veja o edital do último concurso

Os candidatos foram avaliados por meio de 40 questões objetivas mais exame de capacidade física. Nas questões objetivas foram cobradas noções de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Legislação de Trânsito e o exame de capacidade física contou com flexão e extensão de braços e antebraços; teste de sinuosa; e corrida de resistência aeróbia. A banca organizadora do último concurso para a Guarda Municipal de São Gonçalo foi a Fundação CEPERJ.

Atribuições

O Guarda Municipal tem como atribuição executar a vigilância e proteção dos bens, serviços e instalações municipais em geral, em especial, as escolas, creches, sede dos Poderes Executivo e Legislativo, praças, jardins e parques; auxiliar na fiscalização e controle do tráfego e do trânsito; auxiliar na fiscalização de áreas verdes e na defesa do meio ambiente; colaborar com os demais órgãos municipais,nas suas atividades pertinentes; participar de maneira ativa nas comemorações cívicas de feitos e atuar em eventos programados pelo Município; demais atividades afins, nos limites e nas condições da legislação vigente.