A solicitação para a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) foi prorrogada. Agora, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo até às 23h59 da próxima segunda-feira (20) para os participantes que enfrentaram complicações logísticas ou estiveram com alguma doença infectocontagiosa.

Vale lembrar que o prazo estava marcado para ocorrer até esta sexta-feira (17). Segundo o Inep, apenas aqueles que tiveram estes problemas específicos nos dias agendados do Enem que poderão solicitar a reaplicação das provas.

Como solicitar a reaplicação do Enem

Para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2023, é necessário acessar a Página do Participante e, no caso de doenças infectocontagiosas, inserir um documento legível que comprove a condição. Tuberculose, coqueluche, difteria, varicela e covid-19, são algumas das doenças aceitas para solicitar a reaplicação.

Este documento precisa ter seu nome completo, diagnóstico detalhado com a descrição da condição e/ou código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional competente, acompanhado do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), Ministério da Saúde (RMS), ou órgão competente.

Já os problemas logísticos incluem desastres naturais, falta de energia elétrica, falha em dispositivos eletrônicos, entre outros.

Foram divulgados no Portal do Inep no dia 14 de novembro os gabaritos para aqueles que fizeram o ENEM no período inicialmente previsto. O acesso aos resultados individuais do Enem 2023 será disponibilizado em 16 de janeiro de 2024, na Página do Participante. Já para a análise mais aprofundada da redação, o espelho estará disponível 60 dias após a divulgação dos resultados, na Página do Participante.

Além de ingressar em instituições de ensino superior no Brasil e em Portugal, as notas do Enem podem ser utilizadas em programas como Fies, Enem Portugal, ProUni, e Sisu. Lembre-se de que a responsabilidade pela utilização dos resultados individuais para seleção e premiação não é do Inep.