O Cadastro Único ganhou uma nova ferramenta de consulta e cadastro para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. O aplicativo do Cadúnico foi lançado na manhã desta quarta-feira, 30, durante a inauguração da Estação Cajupiranga em Parnamirim-RN. No evento estavam presentes o presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Cidadania, João Roma, que falou sobre a modernização do Cadastro Único.

O Cadúnico é utilizado pelo governo como uma base de dados para identificar a situação em que vivem as famílias de baixa renda do país, acompanhando informações como características dos domicílios, nível de escolaridade dos integrantes da família, situação de trabalho e renda familiar, entre outros.

Atualmente, a inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade se tornarem beneficiárias de mais de 28 programas sociais e iniciativas do governo federal, como o Auxílio Brasil, o programa Casa Verde e Amarela, o Auxílio Gás dos Brasileiros, entre outros.

Em fala no evento, Roma destacou que a nova ferramenta facilita o acesso ao Cadastro Unico e oferece mais transparência dos recursos públicos. "Estamos hoje entregando a modernização do Cadastro Único. Com essa nova ferramenta, o contato com o cidadão será ainda mais direto, porque esse é o direito de cada um", disse o ministro.

De acordo com dados da CECAD (janeiro/2022), o Cadastro Único possui hoje mais de 82 milhões de pessoas cadastradas. Mais de 16,9 milhões são famílias que vivem em situação de extrema pobreza, 2,8 milhões em situação de pobreza, 6,4 milhões de famílias de baixa renda e outras 6,5 milhões de famílias que possuem renda acima de meio salário minimo.

Novo aplicativo do Cadúnico terá cadastro online

Essa é a primeira vez que o Cadastro Único recebe uma ferramenta exclusiva e completa com diversos serviços ligados ao cadastramento. Até então, as famílias que faziam parte da base de dados do governo federal só tinham a opção de realizar a consulta pelo CPF no site e aplicativo Meu Cadúnico.

Com a nova plataforma, outras funcionalidades estarão disponíveis como a consulta a todos os benefícios que a família recebe, um mapa georreferenciado indicando os pontos de atendimento mais próximos da família, a emissão do comprovante de cadastro e a possibilidade de realizar o auto-cadastramento no Cadúnico.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o pré-cadastramento do Cadastro Único vai reduzir o tempo de espera nas unidades de atendimento, uma vez que a família já terá preenchido as principais informações pelo aplicativo e precisará passar somente pelo processo de avaliação complementar e confirmação dos dados.

O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android [clique para baixar] e para dispositivos iOS (iPhone) [baixe aqui].

Importante: os beneficiários devem ficar atentos para os demais aplicativos que levam o nome do Cadastro Único. O app oficial do Cadúnico é desenvolvido pelo Governo do Brasil.

Confira abaixo um vídeo sobre o novo aplicativo do Cadúnico divulgado pelo governo:

Atualização do Cadúnico online

Outra novidade é que finalmente as famílias poderão atualizar os dados do Cadúnico online.
Antes, tanto o primeiro cadastro quanto a atualização das informações - obrigatória a cada dois anos - precisavam ser feitas de forma presencial no CRAS ou setor responsável pelo Cadúnico da cidade onde a família reside.

Agora, o app do Cadastro Único irá permitir a atualização de informações diretamente pelo celular, sem a necessidade de agendar um atendimento presencial e sair de casa. Para isso, o Responsável Familiar terá apenas que realizar a confirmação dos dados já cadastrados no aplicativo.