O assessor especial da ministra Esther Dweck da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior, disse que o Governo Federal planeja anunciar 8 mil novas vagas até o mês de julho deste ano por meio de concursos. A confirmação foi dada durante uma reunião do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), realizada na última segunda-feira, 24 de abril, e divulgado pela instituição.

Segundo o assessor, o Ministério da Gestão está inicialmente concentrando seus esforços na organização das estruturas do Estado, priorizando a realização de concursos públicos nas áreas com maior demanda.

Desde o dia 5 do mês corrente, quando a Ministra Dweck anunciou que os primeiros avaliações para contratação de servidores seriam divulgados a partir do dia 10 de abril, a expectativa por essas novas autorizações tem sido grande. No entanto, até o momento, somente uma autorização foi publicada: com 841 vagas no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTI) que saiu no Diário Oficial da União do dia 10.

Quais serão os novos concursos

Vários concursos estão programados para os próximos meses, com destaque para as carreiras na área ambiental, incluindo novas oportunidades de emprego no Ibama, ICMBio e no Ministério do Meio Ambiente, conforme confirmado pela Ministra Marina Silva recentemente.

Além disso, é esperado que um novo concurso para preencher cerca de 500 vagas na Funai seja anunciado também nos próximos dias, com a seleção a ser autorizada ainda em abril.

No dia 18, Dweck anunciou que uma nova seleção para a carreira de analista de tecnologia da informação será autorizada para preencher vagas em várias áreas do Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento. Além disso, a autorização para um novo concurso na Receita Federal também é esperada, conforme anunciado pela Ministra Simone Tebet, durante uma aula magna no campus de Araraquara da Unifesp no dia 13.

Governo confirma novos editais

No último dia 10, durante a cerimônia de 100 dias do Governo Lula, a fala dos gestores foi pesada contra as privatizações das estatais. O próprio presidente Lula se disse contrário à venda de empresas públicas em viagem recente à Portugal.

Desta forma, Dweck ressaltou a importância das contratações de efetivos em diversas instituições. Com isso, foi anunciada a primeira autorização para o MCTI. No Ibama, devem ser mais de 800 vagas.

Além disso, o Governo Federal liberou a convocação dos aprovados excedentes dos concursos públicos de órgãos ambientais, realizados em 2021. Veja como foram: