O mês de janeiro começou agitado para os brasileiros que estão de olho em uma oportunidade de cursar o Ensino Superior. Com o resultado do Enem 2023 divulgado em 16 janeiro e as inscrições de processos seletivos como o Sisu e o Prouni iniciando ainda neste mês, muitos estudantes estão curiosos a respeito do calendário do Fies em 2024.

A curiosidade é justificada, já que o o processo seletivo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possui datas bem similares às demais seleções. Na edição passada (2023), o edital foi publicado em 26 de janeiro e as inscrições foram abertas entre 7 e 10 de março.

Contudo, neste ano a publicação do edital Fies 2024 foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o programa está passando por alterações e, quando for lançado, pretende abranger também estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni).

FIES 2024: inscrições em março
FIES 2024: inscrições em março

Durante uma entrevista coletiva em 16 de janeiro, Santana explicou: "Não vamos divulgar o calendário agora porque estamos em um processo de mudança no Fies. Estamos fechando as mudanças para garantir as novas regras para as inscrições, que, geralmente, são em março."

Apesar de confirmar as declarações do ministro, o MEC não forneceu detalhes sobre as mudanças no Fies nem estabeleceu uma previsão para a divulgação do novo edital. A previsão de início das inscrições no mês de março segue mantida.

Fies 2024: Quem pode participar?

O Fies possibilita que estudantes de baixa renda financiem, sem juros, as mensalidades de cursos de graduação em instituições privadas. Assim como o Sisu e o ProUni, o Fies é uma opção de acesso ao ensino superior para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os requisitos para candidatura ao Fies, com base na última edição (2023), incluíam alcançar média de 450 pontos no Enem e não zerar a redação (considerando as edições a partir de 2010) e apresentar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Após a conclusão do curso, o estudante realiza o pagamento do percentual financiado pelo Fies, calculado de acordo com sua renda. O prazo estimado para quitação é de 14 anos.

Calendário Fies 2024

  • A divulgar
  • Inscrições previstas para março

Estudantes do Fies têm isenção no CNU

As inscrições do Concurso Nacional Unificado (CNU) começaram no dia 19 de janeiro e uma das novidades é a isenção da taxa de inscrições para estudantes do Fies e Prouni, além de grupos como doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único.

O período de inscrição no CNU segue aberto até 9 de fevereiro, mas o prazo para solicitar a isenção de taxa é mais curto: vai até a próxima sexta-feira, 26 de janeiro. Os interessados em participar do CNU devem se inscrever pelo site da Cesgranrio - https://cpnu.cesgranrio.org.br/.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção no CNU será divulgado no dia 29 de janeiro de 2024, no site da banca.