Em torno de 2 milhões de brasileiros aguardam atualmente na fila para concessão de algum benefício do INSS. Uma reportagem exibida pelo Jornal Hoje da Tv Globo em 22 de novembro mostrou que desse grupo, cerca de meio milhão estão aguardando para realizar a perícia médica. As solicitações restantes estão em processo de tramitação e dependem da apresentação dos documentos exigidos para serem finalizados.

Segundo dados divulgados pelo INSS, em outubro a fila de espera pela perícia era de 457 mil pessoas. Em março, quando o atendimento presencial foi retomado nas agências, a fila contava com mais de 635 mil brasileiros. Atualmente, o tempo médio de espera para fazer uma perícia é de 39 dias.

De acordo com a reportagem, a maior parte dos processos abertos são referentes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com cerca de 654.982 solicitações encaminhadas. Os pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição somam 249.647 processos. Já a aposentadoria por idade rural acumula 167.112 pedidos em aberto.

Segundo dados do INSS, mais de 500 mil novos requerimentos são registrados a cada mês abrangendo diversos benefícios, como aposentadoria, pensão por morte, benefício por incapacidade temporária, entre outros.

Sem realizar concurso público desde 2015, o INSS conta apenas com contratações temporárias para lidar com a alta demanda de pedidos todos os meses. O órgão enviou pedido de novo concurso com mais de 7 mil vagas, mas a seleção ainda não foi autorizada pelo Ministério da Economia.

Fila do INSS deve ser normalizada em janeiro

Em audiência virtual da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara em outubro, o presidente do INSS, Leandro Rolim, afirmou que a instituição está trabalhando para diminuir os prazos de atendimento aos segurados.

Rolim admitiu que os prazos atuais para recebimento e para realização de perícia médica estão longos e que parte desse problema se deve ao fato das agências terem ficado fechadas por seis meses e depois retornado com restrições por conta da Covid-19.

O presidente do INSS afirmou que as filas poderia estar maiores se não fosse o esforço feito pelo instituto para informatizar os processos, com o uso de reconhecimento facial para a prova de vida e o recebimento de atestados digitais para perícias. De acordo com Rolim, a normalização dos prazos deve ocorrer em janeiro de 2022.

"Acreditamos que em breve teremos um prazo adequado. Inclusive, assumimos um compromisso perante o Supremo Tribunal Federal (STF), em um acordo que foi feito com o Ministério Público Federal e com a Defensoria Pública da União, de um prazo de 90 dias para a concessão do [[BPC]] tanto da pessoa com deficiência quanto da pessoa idosa. Esse prazo começa a contar a partir de janeiro do ano que vem", esclareceu.

Perícia pode ser agendada pelo aplicativo Meu INSS

As pessoas que precisam passar por perícia para pedir benefício do INSS podem agendar o compromisso através da central de atendimento, no número 135, ou então pelo site ou aplicativo Meu INSS - www.meu.inss.gov.br. Siga o passo a passo para agendar a perícia pela internet:

  1. Acesse o aplicativo ou site do ‘Meu INSS’
  2. Efetue o login na plataforma
  3. Clique em ‘Agendar Perícia’
  4. Selecione uma das opções: ‘Perícia inicial’; ‘Perícia de prorrogação’; 'Remarcar perícia' (reagendamento); ou 'Perícia Presencial por Indicação Médica';
  5. Siga os próximos passos e finalize o agendamento;
  6. O acompanhamento do pedido pode ser realizado por meio da opção ‘Agendamentos/Solicitações’.

O resultado da perícia poderá ser consultado no site ou aplicativo a partir das 21h do dia em que foi realizada. Também é possível saber o resultado ligando para o número 135 do inss e informando CPF, nome completo, data de nascimento e número do benefício. A central telefônica do instituto funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário do INSS até o fim de 2021

Inicia nesta semana o depósito dos benefícos da folha de pagamento de novembro. Para quem recebe benefício do INSS de até R$ 1.100 o pagamento será feito entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro.

Calendário de pagamento do INSS em novembro (ATÉ 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 24 de novembro
2 25 de novembro
3 26 de novembro
4 29 de novembro
5 30 de novembro
6 1º de dezembro
7 2 de dezembro
8 3 de dezembro
9 6 de dezembro
0 7 de dezembro

O grupo de aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo nacional receberá o benefício de novembro entre 1º e 7 de dezembro.

Calendário de pagamento do INSS em novembro (ACIMA de 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 e 6 1º de dezembro
2 e 7 2 de dezembro
3 e 8 3 de dezembro
4 e 9 6 de dezembro
5 e 0 7 de dezembro

Já em dezembro o depósito da folha de pagamento do INSS inicia no dia 23 para os segurados que recebem até um salário mínimo. O pagamento para quem tem benefício acima de R$ 1.100,00 será feito a partir de 3 de janeiro.

Calendário de pagamento do INSS em dezembro (ATÉ 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 23 de dezembro
2 27 de dezembro
3 28 de dezembro
4 29 de dezembro
5 30 de dezembro
6 03 de janeiro
7 04 de janeiro
8 05 de janeiro
9 06 de janeiro
0 07 de janeiro
Calendário de pagamento do INSS em dezembro (ACIMA de 1 salário mínimo)
Final do benefício Data do depósito
1 e 6 03 de janeiro
2 e 7 04 de janeiro
3 e 8 05 de janeiro
4 e 9 06 de janeiro
5 e 0 07 de janeiro

*Com informações da Agência Câmara de Notícias