Atualmente com mais de 83,5 milhões de pessoas cadastradas, o Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) é o principal meio de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade social serem contempladas pelas políticas públicas do governo federal.

Por meio do Cadúnico, mais de 33,7 milhões de famílias - em muitos casos com mais de um integrante inscrito - podem receber alguns benefícios sociais como o Auxílio Brasil, o desconto na Tarifa de Energia Elétrica, Casa Verde e Amarela, entre outros programas e iniciativas.

Criado em 2001, o sistema é operado pelos Centros de Referência de Assistência Social e prefeituras, e mais recentemente passou por uma modernização que deixou alguns serviços como o cadastro e a atualização dos dados mais acessíveis por meio de aplicativo e site.

Consulta ao Cadúnico no aplicativo

A nova versão do aplicativo conta com dois tipos de consulta do Cadúnico: a consulta completa com o login Gov.br e a consulta simples sem o login. Ao acessar o app do Cadastro Único sem fazer o login do governo federal o usuário terá acesso a alguns serviços básicos relacionados ao Cadúnico, como a emissão do Comprovante de Cadastro no programa e a opção de encontrar o posto de atendimento do Cadúnico mais próximo de você.

Já ao acessar o aplicativo com o login Gov.br o beneficiário poderá usufruir de todas as funcionalidades do aplicativo, como por exemplo a consulta completa dos dados cadastrais e os dados do domicílio e da família, assim como a consulta aos benefícios sociais recebidos.

Em alguns casos, se o acesso for realizado pelo Responsável Familiar o app do Cadastro Único também permite a atualização dos dados por meio de confirmação cadastral ou realizar o pré-cadastro da família caso ainda não esteja inscrita no Cadúnico.

Como fazer o pré-cadastro no Cadúnico

A opção de fazer o pré-cadastro do Cadúnico está disponível para as famílias que ainda não fazem parte do banco de dados do governo federal.

Assim, basta o Responsável Familiar (RF), pessoa com idade de 16 anos ou mais, preferencialmente mulher, acessar o aplicativo ou site do Cadastro Único e prestar as informações sobre todos os integrantes da família, como documentos dos integrantes, informações de contato e endereço.

Segundo o Ministério da Cidadania, são solicitados os seguintes documentos (de todos os integrantes) para fazer o pré-cadastro do Cadúnico:

  • CPF (de preferência); ou
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Carteira de identidade (RG);

Após o pré-cadastramento pelo aplicativo ou site, o Responsável Familiar terá o prazo de até 120 dias para comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos exigidos para finalizar o cadastro.

A partir desse momento, o aplicativo irá exibir a mensagem "Pré-cadastro feito com sucesso. Aguardando o Responsável Familiar ir ao posto de atendimento do Cadastro Único".

Enquanto essa etapa não for concluída, o cadastro estará em situação de "Em cadastramento" e a família ficará impedida de solicitar os benefícios sociais que utilizam o Cadúnico como referência.

Como saber quando preciso atualizar o meu cadastro no Cadúnico?

A atualização dos dados do Cadastro Único deve ser feita pelo Responsável Familiar, no máximo, a cada dois anos ou sempre que alguma informação importante sobre a situação da família ou de seus integrantes for alterada, como por exemplo nascimento ou falecimento de algum membro da família, mudança no valor da renda mensal ou alteração no endereço.

Agora, a família também poderá consultar pelo aplicativo do Cadúnico quando for o momento de atualizar o cadastro. Basta observar os seguintes pontos durante a consulta:

Mensagem Verde: se ao realizar a consulta do Cadúnico o aplicativo exibir uma mensagem na cor verde significa que o cadastro da família está atualizado e que não é preciso realizar a atualização;

Mensagem Amarela: esse aviso indica que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, a família poderá atualizar os dados do Cadúnico acessando a opção Atualização Cadastral por Confirmação ou buscando atendimento presencial em um posto do Cadúnico da sua cidadade.

Mensagem Vermelha: neste caso, a mensagem vermelha significa que o cadastro da família já está desatualizado e que a atualização cadastral deve ser realizada o mais breve possível. A família com cadastro desatualizado também poderá utilizar a seção Atualização Cadastral por Confirmação ou se dirigir a um posto de atendimento do Cadúnico para corrigir as informações desatualizadas.