O novo programa do Governo Federal lançado ainda no ano passado, chamado "Voa Brasil" deve começar em fevereiro. Estudado desde a metade de 2023, ele deverá ser oficialmente lançado no próximo mês.

Segundo o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o programa deverá ser apresentado em evento junto ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 05/02/2024. O atual Ministro deve se reunir com o Presidente nos próximos dias, com a finalidade de definir os últimos detalhes e características do programa que visa melhorar o acesso ao transporte aéreo à população que hoje não tem acesso a tal modalidade de transporte.

Detalhes não foram oficialmente divulgados, contudo, a expectativa é que o programa seja lançado em diversas etapas sendo que, em cada etapa, determinados grupos deverão ser beneficiados.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, os primeiros beneficiários do programa devem ser aposentados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), que recebam até 2 salários mínimos mensais e que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses anteriores.

A iniciativa deve oferecer 1,5 milhão de passagens por mês e deverá beneficiar de 2,5 milhões a 3 milhões de pessoas que nunca viajaram de avião. O ex-ministro confirmou a participação das companhias Gol, Latam e Azul no programa, o que representaria cerca de 90% do tráfico aéreo de voos domésticos nacionais. A Gol enfrenta problemas graves e entrou em recuperação judicial nos EUA para renegociar cerca de R$ 20 bilhões em dívidas.

A expectativa é que as passagens do Programa Voa Brasil sejam ofertadas por meio de um aplicativo, em períodos de menor demanda. Isto é, de março a setembro. Ainda, a expectativa é que cada beneficiário possa adquirir até 4 passagens ao ano e que inclusive poderão ser parceladas via cartão de crédito. Informações oficiais e detalhadas sobre o Programa Voa Brasil deverão ser divulgadas no início de fevereiro deste ano.