O pedido de realização de concurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) passou por novas movimentações dentro do Ministério do Planejamento no fim da semana passada e no início dessa semana. A exemplo do que aconteceu com o  concurso do Ministério da Fazenda, cujo pedido também foi movimentado, o processo do IBAMA teve alterações nos dias 12, 14 e 17 de dezembro.

As movimentações podem ser conferidas no site do Protocolo Integrado do Governo Federal, e segundo elas, na última quarta-feira, dia 12, o nível de acesso do processo passou de geral para restrito. Em seguida, na sexta-feira, dia ocorreu a conclusão da análise do processo dentro da Divisão de concursos de forma que ele foi encaminhado para a unidade de Demandas de Expedição. Nessa segunda-feira, por sua vez, foi protocolado o recebimento do processo junto à Demanda de Expedições e cerca de meia hora depois, também foi registrado o encaminhamento de um ofício para o Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Romeu Mendes do Carmo.

Com essa movimentação, concurseiros de todo o Brasil voltam a ter expectativas a respeito do novo certame para o órgão. O último, que abriu vagas para o cargo de Técnico Administrativo, teve sua validade expirada em dezembro de 2016. Esse novo pedido de realização de concurso está tramitando desde 31 de maio de 2017 no Ministério do Planejamento e solicita a abertura de 1.500 oportunidades nas carreiras de Analista Ambiental e Técnico Administrativo que têm a exigência de formação de nível superior e médio, respectivamente.

Confira o histórico completo do processo junto ao Protocolo Integrado do Governo Federal

A tendência do próximo concurso do IBAMA é mais uma vez o Cespe/UnB ser a banca organizadora. Portanto, os candidatos interessados em entrar para o órgão já podem começar os estudos, analisando provas anteriores da banca e os conteúdos pedidos nas seleções.

Leia ainda: Concursos previstos para 2019