Ainda sem novos dados de um Censo Demográfico oficial - o último foi em 2010 - o IBGE divulgou uma nova estimativa da população brasileira em 2021: são 213,3 milhões de habitantes.

A nova estimativa saiu no fim de agosto e leva em conta todos os 5.570 municípios brasileiros. Com duas seleções suspensas nos últimos 2 anos devido à pandemia, o IBGE vai promover agora só no segundo semestre de 2022 um novo Censo para contar os brasileiros nos quatro cantos do país.

Os dados do Censo servem de base para o Tribunal de Contas da União (TCU) fazer o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, e ainda traz indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Nas redes sociais o IBGE divulgou no feriado do 7 de setembro uma estimativa da população brasileira em cada estado. Veja:

O IBGE vai realizar em 2022 o novo Censo Demográfico para contratar mais de 200 mil pessoas na realização da nova coleta de dados. Com isso, teremos novamente os dados oficiais com base na pesquisa censitária a ser realizada com todos os habitantes de todos os estados do Brasil.

Estado de SP tem mais habitantes que regiões sul e centro-oeste juntas

Na estimativa divulgada, um fato curioso chama atenção na quantidade de pessoas que moram na cidade de São Paulo, capital mais populosa do país. São 12,4 milhões de habitantes, mais do que em cada um dos 3 estados do Sul do país.

O estado menos populoso é Roraima com 652.713 habitantes e Guarulhos-SP é a cidade mais populosa, excluindo as capitais.

Ainda, se pegarmos os dados do estado (SP), a população de 46,6 milhões de pessoas é quase a mesma de toda a região sul e centro-oeste somadas, 47,1 milhões. Dos 213 milhões de habitantes, 89 milhões moram no sudeste.

Conforme o gerente de Estimativas e Projeções do IBGE, Márcio Mitsuo Minamiguchi, dados preliminares do Registro Civil e do Ministério da Saúde apontam para aumento de mortes, principalmente entre idosos, e uma diminuição de nascimentos.

A estimativa populacional deste ano não incorpora os efeitos da pandemia. Assim, dados oficiais e assertivos só sairão quando da realização do próximo Censo Demográfico.