O cronômetro está contando para quem sonha com uma vaga no ensino superior em 2024! As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerram nesta quinta-feira, 25 de janeiro.

Até as 23h59, horário que marca o fim do prazo, os estudantes têm a oportunidade de realizar a inscrição e tentar o ingresso em uma instituição de ensino superior. São 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação.

Consulta da classificação e nota de corte

Desde a última terça-feira (23), os participantes do Sisu podem conferir sua classificação através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Ministério da Educação (MEC) passou a disponibilizar a nota de corte parcial, permitindo que os candidatos acompanhem a concorrência e ajustem suas escolhas de curso.

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exceto treineiros, e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu.

A seleção é feita automaticamente com base na média da nota do Enem, concorrendo às vagas oferecidas por universidades e institutos federais em todo o Brasil.

Dinâmica da nota de corte e mudança de opções

Durante esse período de inscrições, os candidatos têm a flexibilidade de modificar suas opções de curso, influenciando na nota de corte. Essa nota representa a pontuação do último classificado no total de vagas disponíveis para cada curso.

A dinâmica da nota de corte pode variar conforme novas inscrições são realizadas. A classificação também respeita a reserva de vagas, seguindo a nova Lei de Cotas e as políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino. Candidatos elegíveis que não conquistam vagas na ampla concorrência têm prioridade nesse processo.

Números atuais e expectativas

Até o momento, mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram, ocupando 2.008.580 classificações. Com um total de 2.208.932 estudantes aptos para participar do Sisu, a oferta é de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O resultado final do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro, sendo válido para cursos com início previsto no primeiro e segundo semestres de 2024. A partir dessa data, terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, que se estenderá até 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Para se inscrever, os candidatos podem acessar o site SISU/MEC. Após o período de inscrições, os selecionados deverão realizar a matrícula entre 1º e 7 de fevereiro.

E para aqueles que não conseguirem uma vaga no Sisu, vale lembrar que o edital do PROUNI foi lançado na quarta-feira, dia 17.