O Ministério da Educação (MEC) deu início ao período de manifestação de interesse para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) referente ao primeiro semestre de 2024.

Os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas desta edição têm até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 19 de março para manifestar interesse em participar da lista de espera por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Divulgação da lista de espera

O MEC divulgará o resultado da lista de espera no dia 22 de março. Os candidatos poderão consultar o resultado no Portal Único de Acesso. Nesta edição do ProUni para o primeiro semestre de 2024, foram oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Os candidatos pré-selecionados na lista de espera do ProUni deverão comparecer às instituições para as quais foram pré-selecionados no período de 23 de março a 4 de abril para comprovar as informações prestadas em sua inscrição. É importante que fiquem atentos a eventuais exigências adicionais por parte das instituições de ensino.

As instituições terão o período de 5 a 19 de abril para registrar o resultado da seleção da lista de espera no SisProUni. Durante esse tempo, será emitido o Termo de Concessão de Bolsa ou o Termo de Reprovação, finalizando assim o processo seletivo do Prouni.

Como funciona o ProUni?

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo são estudantes sem diploma de nível superior, e o programa tem duas edições por ano, com oferta de bolsas para ingresso no primeiro e no segundo semestres. O ProUni foi criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005.

Para quem é destinado o Prouni?

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter a bolsa integral, que cobre o valor total da mensalidade do curso. Para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Para participar do Prouni, é necessário atender a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ter cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, como bolsista parcial ou sem bolsa;
  • Ser pessoa com deficiência, conforme a legislação vigente; e
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, não há limite de renda exigido como para os demais candidatos.