Você sonha em passar naquele grande concurso e ter a tão esperada carreira profissional como um servidor público, com aquele bom salário e bons benefícios? Então o caminho, invariavelmente, será o dos concursos.

Esse universo é amplo e o caminho nem sempre é fácil. Muitas vezes o concurseiro vê o edital e tem pressa para alcançar resultados, mas com tanta concorrência acaba sendo frustante e desgastante, mais difícil do que o esperado.

Além disso, ter uma rotina de estudos nem sempre é o que satisfaz as pessoas. Por isso, não raro muitos concurseiros desistem no meio do caminho. Mas saiba que existem algumas formas de tornar esse processo mais leve.

Organização e foco precisarão estar presentes, é claro. Além disso, evitar alguns hábitos também pode facilitar o processo e até acelerar a busca por resultados.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Os principais erros a evitar na preparação para concursos

Pensando nisso, a gente lista abaixo alguns erros que costumam ser cometidos. Evitá-los não quer dizer que você terá sucesso garantido, é claro, mas eles podem transformar sua vida de concurseiro.

1. Começar sem um plano de estudos

Sentar e começar a estudar qualquer coisa não vai te ajudar muito. Pensar em estudar tudo também não porque isso torna tudo mais difícil, por isso é importante que antes de mais nada você tenha um objetivo claro.

Comece verificando o que precisa ser estudado para o concurso desejado e quais são seus pontos fortes e fracos, o tempo que tem até o concurso, quanto tempo por dia ou por semana tem para estudar e divida o conteúdo em grupos para que você consiga estudar tudo o que precisa adequadamente.

Também é importante reservar um tempo do plano de estudos para revisões, simulados, exercícios variados considerando as várias disciplinas que serão estudadas e os conteúdos de cada uma delas. E não há uma fórmula exata. Você terá que tentar se organizar da forma que achar mais adequada.

2. Ter pressa para obter resultado

Como diz o ditado popular, a pressa é inimiga da perfeição! E esperar que você vai conseguir imediatamente o que quer, é sempre um tiro no pé porque vai gerar frustração.

Por isso, tenha metas realistas, sem exagerar na pressão sobre si mesmo, porque essa pressão também vai te deixar mais tenso e atrapalhar em sua concentração, em seu foco.

Procure ter qualidade na sua rotina de estudo. Dedique-se a aprender com cuidado, verdadeiramente, e esse aprendizado nunca será tirado de você.

3. Esperar pelo edital

Esse é um erro muito comum dos concurseiros, especialmente dos que estão começando. Saiu um edital interessante e eles vão lá começar a estudar empolgados, mas isso é quase uma fórmula para a frustração.

Se você tem em mente uma carreira, não espere a publicação do edital. O tempo de preparação será muito reduzido e o estudo quase ineficiente. Para ter uma noção do que estudar, basta pegar o último editar ou comece por matéiras básicas que costumam cair em todos os concursos de uma determinada área.

Português, Matemática, Raciocínio Lógico e noções de Informática, por exemplo, podem ser uma base.

4. Não ler o edital atentamente

Por outro lado, não ler o edital quando ele sai é outro erro gravíssimo. Cada parágrafo do edital está ali por uma razão e as regras existem para tornar o processo seletivo mais transparente e facilitar a vida de todos os concurseiros, então uma leitura atenta deve ser feita.

Se você não fizer isso, prazos podem ser perdidos, regras desconhecidas e você passará por transtornos. O edital também ajuda muito a conhecer o cenário que você vai enfrentar, quais as disciplinas, o peso, a quantidade, critérios de desempate, etc.

5. Não adaptar o cronograma quando necessário

O plano de estudos é a primeira coisa que se deve ter, como já falamos. No entanto, ele não deve ser algo completamente rígido. Se você perceber que algo não está funcionando, que está exigindo demais de você ou que algum conteúdo precisa ser ajustado, não exite em ajustar seu cronograma. Ele existe para ajudá-lo, não o contrário.

Além disso, especialistas apontam que de tempos em tempos é importante variar um pouco a rotina de estudos para que você tenha uma variação de estímulos. Isso ajuda no processo de aprendizagem. Novos estímulos criam novos caminhos de sinapses em seu cérebro e ele ficará mais afiado.

Nesse sentido, você pode variar a carga horária de estudos, o horário que você vai dedicar, o local de estudos também. Uma coisa bacana disso é que os estudos também ficam menos monótonos.

6. Acumular matérias

Sabe aquele dia que você está com preguiça e deixa de estudar e depois pensa "amanhã eu estudo o dobro"? Esse é outro dos erros muito sérios de quem estuda para concurso, porque o acúmulo de material vai atrapalhar seu aprendizado. Você vai cansar muito mais no dia seguinte e vai ter mais dificuldade para absorver as informações.

Por isso o plano de estudos é tão importante, e sobretudo um plano de estudos realista. Você não consegue estudar 4 horas por dia porque trabalha o dia inteiro e tem outras coisas com as quais precisa lidar? Então organize-se para estudar 2 horas. Duas boas horas de estudo, com qualidade. Elas vão valer muito mais se você estiver focado.

E então procure seguir à risca o seu plano para não acumular.

7. Não utilizar vários meios de estudo

Todos nós temos nossas preferências na hora de estudar. Alguns preferem ler, outros se dão melhor com videoaulas, alguns gostam de anotar, outros preferem focar no que ouvem. Mas uma dica importante é: procure variar.

Se conhecer e saber qual é o seu jeito de aprender é muito importante, mas utilizar mais de um caminho de aprendizagem também é exercício para o cérebro. Então não julgue, faça tentativas. Quando estiver cansado de um método e pensar em parar de estudar, pense em mudá-lo, utilizar outra forma de aprender.

8. Não fazer revisões periódicas

Colocar no plano de estudo algumas revisões do que já foi estudado pode ser fundamental para o seu sucesso. Não é porque você já estudou aquilo que está garantido o conhecimento na íntegra. Por isso, retomar um conteúdo é bacana, para refrescá-lo na memória. Informações usadas pelo cérebro com certa frequência são mais fáceis de serem retomadas quando necessário.

Para fazer essas revisões, além de reassistir conteúdo, pode ser interessante reler anotações - então faça-as enquanto estiver estudando porque elas ajudam a reforçar a compreensão e a retomada do caminho daquele conhecimento no cérebro.

Além disso, você também pode responder perguntas, exercitar seu cérebro a buscar aquele conteúdo, a partir de outra ótica. Mas isso já é assunto para outro tópico.

9. Não fazer provas e simulados

Provas e simulados, além de resgatar conhecimentos e testar o quão afiado você está no conteúdo, também ajudam a te preparar emocionalmente para o dia da prova. Ajudam a saber como será o cansaço físico no dia do exame. Tudo isso te ajuda a estar mais confortável e confiante no grande dia.

10. Não ter disciplina e persistência

Não adianta. Se você quer passar em um concurso precisará dessas duas coisas. Planejar e seguir o planejamento e se dedicar mesmo nos momentos mais difíceis fará parte da sua vida se você quer realmente alcançar seus objetivos.

Além disso, dependendo do tempo que tem para estudar e do plano que você elaborar, haverá momentos em que você precisará abrir mão de coisas como saídas com os amigos e será difícil.

Em outros momentos você se sentirá cansado, demotivado, ou achará o processo mais difícil do que o esperado e pensará em desistir. Mas tudo isso faz parte do processo. Ter isso em mente também é importante. Então você sacode a poeira e continua.

11. Perder o foco com as redes sociais

Elas estão nas nossas vidas e podem até ser aliadas se bem utilizadas.Porém, em muitos casos não é o que acontece. É muito fácil a gente deixar o celular do lado no computador ou do livro e de repente olhar uma notificação e então entrar numa sequência de stories e vídeos e quando ver, passou uma hora.

Isso acontece eventualmente com todos nós, especialmente quando estamos fazendo algo por obrigação. Somos ainda mais tentados. Mas é preciso ter em mente que isso vai atrapalhar os seus estudos e lá na frente você vai sentir isso.

Além disso, é preciso tomar cuidado com grupos de estudo online, com informações pouco confiáveis.

12. Não comemorar pequenas vitórias

Você conseguiu concluir uma etapa de estudos? Fez um simulado e teve um rendimento maior que o último que você anotou? Comemore! Esses são passos importantes e devem ser valorizados. Isso também ajuda a te deixar mais confiante, mostra que você está caminhando, é capaz e vai chegar onde deseja. Não subestime essas comemorações.

13. Não dedicar um tempo a si mesmo

Outro erro fatal. Focar nos estudos, seguir o plano, ter dedicação e persistência são coisas importantes mas isso só será possível se você também cuidar de si mesmo. Tire um tempo para descansar, fazer exercícios ou qualquer atividade que lhe dê prazer.

Isso vai ajudar a oxigenar o cérebro, descansá-lo, para seguir com foco quando você sentar para estudar novamente. Do contrário o cansaço vai acumulando muito.

E não se preocupe de ter esse tempo apenas como retribuição por uma meta alcançada. Nos dias em que o estudo não estiver fluindo como o desejado, cumpra com o seu planejamento mas permita-se também um tempo depois. Não use o lazer e o descanço como punição.