A Caixa Econômica Federal vai depositar a 7ª e última parcela do Auxílio Emergencial para 11 grupos nesta semana que inicia no dia 25 de outubro. O calendário da sétima parcela iniciou na última quarta-feira (20) para os trabalhadores informais, MEIs e inscritos no Cadastro Único. Já o grupo do Bolsa Família começou a receber o sétimo pagamento no dia 18 de outubro e o cronograma deve seguir até esta sexta-feira, 29.

A 7ª parcela será a última do Auxílio Emergencial em 2021. A informação foi confirmada nesta semana pelo ministro da Cidadania, João Roma, que informou o fim dos pagamentos no mês de outubro. Entre abril e outubro foram pagas 7 parcelas para quase 40 milhões de brasileiros. Inicialmente previsto para ter somente 4 pagamentos, o Auxílio Emergencial foi prorrogado por mais três parcelas pagas em agosto, setembro e outubro.

De todos os beneficiários que receberam o Auxílio Emergencial 2021, somente os integrantes do Bolsa Família e parte dos inscritos no CadÚnico terão direito ao Auxílio Brasil. O novo programa terá benefício de R$ 400 e será pago para 17 milhões de brasileiros. Assim, os demais aprovados no auxílio emergencial devem ficar de fora.

O beneficiário pode consultar pelo CPF se foi aprovado para receber a última parcela do auxílio emergencial em outubro. A consulta da 7ª parcela já está disponível no site da Dataprev, após a revisão mensal realizada pelo Ministério da Cidadania.

Basta acessar o site consultaauxilio.dataprev.gov.br - e preencher o número do CPF, nome completo e data de nascimento para verificar o resultado das análises e outras informações referentes a situação do auxílio emergencial.

Se o resultado que o beneficiário encontrar for do auxílio emergencial cancelado e o motivo permitir a contestação, será possível pedir a revisão do resultado no prazo de 10 dias. A contestação do auxílio poderá ser realizada no site da Dataprev ao clicar no botão "Contestar".

Depois de informar os dados exigidos e finalizar o procedimento, o cadastro passará por nova análise da Dataprev e o resultado poderá ser consultado no portal em alguns dias. É importante lembrar que o prazo para contestação é de 10 dias corridos após a divulgação do resultado da análise mensal.

Tabela da 7ª parcela

Os depósitos da sétima parcela vão terminar até a próxima sexta-feira, 29 de outubro, para os integrantes do Bolsa Família. Para o público geral, o calendário seguirá por toda a semana, com pagamentos também no sabádo (30) e domingo (31), quando recebem os últimos grupos. Confira a lista dos próximos pagamentos do Auxílio Emergencial na semana:

  • 25 de outubro (segunda-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 6 (Bolsa Família);
  • 26 de outubro (terça-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 7 (Bolsa Família);
  • 26 de outubro (terça-feira)- depósito da 7ª parcela para nascidos em junho;
  • 27 de outubro (quarta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 8 (Bolsa Família);
  • 27 de outubro (quarta-feira) - depósito da 7ª parcela para nascidos em julho;
  • 28 de outubro (quinta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 9 (Bolsa Família);
  • 28 de outubro (quinta-feira) - depósito da 7ª parcela para nascidos em agosto;
  • 29 de outubro (sexta-feira) - depósito da 7ª parcela para inscritos com NIS final 0 (Bolsa Família);
  • 29 de outubro (sexta-feira) - depósito da 7ª parcela para nascidos em setembro;
  • 30 de outubro (sábado) - depósito da 7ª parcela para nascidos em outubro e novembro;
  • 31 de outubro (domingo) - depósito da 7ª parcela para nascidos em dezembro;

O saque das parcelas do auxílio emergencial poderá ser feito por meio da conta de depósito do Bolsa Família, do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão em lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou caixas eletrônicos da CAIXA. Se sua família recebe o benefício por depósito em conta bancária, inclusive pela poupança social digital, o auxílio emergencial 2021 será depositado na mesma conta.

Já para os informais e inscritos no CadÚnico que recebem o auxílio emergencial em conta digital no Caixa Tem será preciso esperar pelo menos 10 dias até a retirada do dinheiro estar disponível nos caixas eletrônicos. O saque da 7ª parcela está previsto para iniciar em 1º de novembro para os nascidos em janeiro e vai ser liberado para todos os grupos até o dia 19/11. Confira a tabela de saque abaixo:

Calendário de saque da última parcela começa em novembro. Créditos: Divulgação/Caixa.
Calendário de saque da última parcela começa em novembro. Créditos: Divulgação/Caixa.